Entre os dias 29 e 31 de dezembro, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado a sul da Islândia, e que se estende em crista em direção à Europa ocidental, originado uma corrente muito fraca de leste e o transporte de massas de ar polares sobre o território do continente. A partir de dia 1, o enfraquecimento da referida crista, favorece a aproximação de uma região depressionária proveniente do Atlântico Norte, à qual está associada uma massa de ar tropical e que se irá aproximar gradualmente do território a partir da tarde.
Até dia 1 de janeiro, a situação meteorológica é essencialmente favorável à formação de neblinas e nevoeiros até final das manhã, especial no interior e nos vales dos rios, e a sua persistência é muito provável, nomeadamente no nordeste transmontano e na Beira Alta, especialmente nos dias 30 e 31. À parte este cenário, no restante território, o céu tenderá a apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora no dia 29 esteja previsto um aumento de nebulosidade durante a tarde em especial no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, ainda que com baixa probabilidade, que a ocorrer, serão sob a forma de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela.
O vento será essencialmente fraco, soprando temporariamente moderado nas terras altas, e aumentando de intensidade no dia 1 a partir da tarde, em particular nas terras altas do litoral Centro e da região Sul, onde sopra por vezes forte de sueste.
Prevê-se uma pequena descida generalizada da temperatura mínima no dia 29, entre 2 e 4° C, e uma pequena descida gradual mais localizada até dia 1 nas regiões Norte e Centro. A temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 2 e 4° C, sendo superior no litoral, com valores entre 4 e 7° C, e inferior no interior Norte e Centro, onde os valores deverão variar entre -3 e 1° C. No nordeste transmontano e na Beira Alta, os nevoeiros previstos associados a temperaturas mínimas negativas, são com compatíveis com a formação de sincelos.
Adicionalmente, haverá formação de geada em especial nas regiões do interior.
Os valores da temperatura máxima não deverão sofrer alterações significativas, exceto nas regiões onde houver persistência dos nevoeiros e da nebulosidade baixa, o que é expectável especialmente no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde com este cenário dificilmente as temperaturas máximas ultrapassam os 3/5° C. No restante território os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 11 e 15° C, sendo ligeiramente superiores no Algarve, nomeadamente junto à costa, onde deverão atingir 16 a 17° C. No dia 1, com o aumento gradual de nebulosidade de sul para norte, a partir da tarde, é provável uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Centro e Sul.
Na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros, passando a ondas de sudoeste a partir da manhã de dia 1. Na costa sul do Algarve, as ondas serão do quadrante sul com 1 metro, diminuindo gradualmente para ondas inferiores a 1 metro no dia 29, e passando a ondas de sueste com 1 a 1,5 metros a partir da manhã de dia 1.
Este comunicado será atualizado no dia 29 de dezembro, até às 19h00.
Fonte: IPMA













































