INE: Pastagens e culturas forrageiras com bom desenvolvimento

INE: Pastagens e culturas forrageiras com bom desenvolvimento

O aumento dos teores de humidade do solo, as temperaturas amenas e a ausência de geadas promoveu o rápido desenvolvimento vegetativo dos prados, pastagens e culturas, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Janeiro de 2020.

Nas zonas mais afectadas pela precipitação intensa, observa-se uma natural diminuição do vigor, sendo que o alagamento dos solos também dificulta o acesso dos efectivos às áreas de pastoreio.

As necessidades forrageiras das diferentes espécies pecuárias ainda não estão a ser totalmente satisfeitas com o pastoreio, havendo a necessidade de recorrer a fenos, silagens e/ou alimentos concentrados na maioria das explorações, realçam os técnicos do INE.

Dezembro quente e chuvoso

Acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Janeiro de 2020 que o mês de Dezembro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e chuvoso.

A temperatura média do ar, 11,0 ºC, foi 1,0 ºC superior à normal (1971-2000), sendo o terceiro registo mais elevado de Dezembro desde 2000.

Quanto à precipitação, o valor médio mensal foi superior à normal em cerca de 27%, tendo-se registado uma distribuição espacial heterogénea: nas regiões Norte e Centro, e em particular devido à passagem das depressões Elsa e Fabien, registaram-se valores muito acima da média; no Sul a precipitação foi inferior à média, sendo que no sotavento algarvio os valores não ultrapassaram os 40% da normal (1971-2000).

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Campanha de mupis da Vitacress comemora Lisboa “Capital Verde Europeia” 2020
Próximo Protecção Fitossanitária do olival - Novos elementos para a limitação e prevenção dos seus inimigos-chave - 27 de janeiro - Évora

Artigos relacionados

Últimas

Projeto SHERPA realiza inquérito sobre Visão de longo-prazo para as zonas rurais da região centro

O projeto SHERPA, financiado pelo Horizonte 2020, convida todos os interessados a participar num questionário destinado a identificar os principais desafios e oportunidades para as áreas rurais da Região Centro, […]

Sugeridas

Carta aberta dos representantes dos 22 novos perímetros de rega do Alqueva

Carta aberta dos representantes dos 22 novos perímetros de rega do Alqueva acerca da sua não inclusão no Comité de Acompanhamento do Regadio de Alqueva (CAR Alqueva), e com resposta à convocatória pelo Presidente da EDIA para um Car Alqueva 2. 

Nacional

A gestão do território e da floresta que vem do espaço

A ideia começou pelo uso das imagens por satélite para as redes de defesa da floresta porque dão uma visão pormenorizada, […]