Incêndios: 2021 é o ano com menor número de fogos da última década – Ministério

Incêndios: 2021 é o ano com menor número de fogos da última década – Ministério

O ano de 2021 regista, até ao momento, o menor número de incêndios e apresenta o segundo valor mais reduzido de área ardida desde 2011, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

Numa nota enviada à Lusa, o MAI refere que entre 01 de janeiro e 20 de setembro registaram-se 7.114 incêndios rurais que resultaram em 26.760 hectares (ha) de área ardida, entre povoamentos (8.126 ha), matos (15.817 ha) e agricultura (2.817 ha).

Segundo o MAI, este ano registaram-se menos 52% de incêndios rurais e menos 72% de área ardida relativamente à média dos últimos 10 anos.

“O ano de 2021 apresenta, até ao dia 20 de setembro, o valor mais reduzido em número de incêndios e o segundo valor mais reduzido de área ardida, desde 2011”, refere a nota do Ministério tutelado por Eduardo Cabrita.

O MAI indica também que 82% dos fogos que deflagraram até segunda-feira consumiram uma área inferior a um hectare e ocorreram dois incêndios com uma área ardida superior ou igual a 1.000 hectares.

A percentagem de incêndios dominados no ataque inicial (primeiros 90 minutos da ocorrência) situa-se neste momento acima dos 92%, refere ainda a nota.

Comente este artigo
Anterior Edição genética | Tecnologia tem potencial ilimitado para reduzir a desnutrição
Próximo Molécula que torna plantas em zombies é descoberta

Artigos relacionados

Nacional

Governo dos Açores anuncia cancelamento de eventos relacionados com a agricultura

De acordo com nota do executivo, a decisão, tomada na quinta-feira numa reunião realizada via skype, abrange eventos que seriam promovidos pelo Governo dos Açores com a colaboração das organizações de produtores, […]

Últimas

Maporal. Os porcos do Alentejo que conquistaram a China

Um negócio da China transformou os porcos em pérolas. Do matadouro da Maporal, em Reguengos de Monsaraz, saem todas as semanas perto de 150 toneladas de carne com destino ao oriente. […]

Sugeridas

LiveSeed avança com ensaios de selecção e de avaliação de variedades tradicionais de milho em Terras do Sousa

A equipa da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), cujo investigador responsável é o Professor Pedro Mendes-Moreira, a Ader- […]