Gigante do setor corticeiro investe na melhor tecnologia. Estratégia revela preocupação e adoção de medidas que visam o futuro da empresa, do setor e do planeta.
O Grupo M.A.SILVA, fundado em 1972, por Manuel Alves da Silva, atual presidente, cresce continuamente há mais de 50 anos sobre os pilares que suportam a pesquisa, a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade, concentrando-se na produção de rolhas de cortiça, naturais e técnicas.
Com o propósito de contribuir para a preservação e a evolução dos vinhos e espumantes desde 1972, o grupo conta com dois centros de matéria-prima, três unidades de produção nacionais e sete unidades de distribuição no mundo – EUA, Brasil, Chile, França, Espanha, China e outros agentes exclusivos, presentes em diferentes geografias onde se encontra a produção vinícola.
Ao longo dos últimos 50 anos, a proximidade, o conhecimento e a exigência do seu fundador têm passado de geração em geração, até à presente direção. “É o nome que temos no mundo que quero preservar como património futuro da empresa”, relembra José Silva, CEO da M.A.SILVA.
Com uma produção 100% verticalizada, desde o descortiçamento até à entrega ao cliente, José Silva enfatiza o investimento contínuo do grupo e destaca o mais recente centro de matéria-prima, consequência da nova campanha de cortiça: “Conseguimos 700.000 arrobas, algo comparável a 10.500.000 quilos, para assegurar e reforçar continuamente a nossa capacidade de entrega, sempre alinhada com as expectativas dos clientes.”
Um império tecnológico
Tudo começa no coração do Alentejo, com a exigência e o rigor na seleção da cortiça. A M.A.SILVA é uma empresa assegurada por uma equipa profissional, com larga experiência no setor. Em 2022, a empresa contou com cerca de 400 colaboradores no mundo inteiro, responsáveis pelo manuseamento diário da melhor cortiça que existe, numa atividade de qualidade de controlo, estabilização e seleção que tem lugar em instalações de última geração, com cerca de 105.000 m2.
José Silva destacou ainda “a venda de mais de 700 milhões de rolhas de cortiça, em 2022, 12 milhões das quais processadas no ONEBYONE para uma análise individual e 90% de exportações para mais de 40 países produtores de vinho, num total de mais de 8.000 clientes, nos quatro cantos do mundo”.
“É o nome que temos no mundo que quero preservar como património futuro da empresa.”José Silva, CEO da M.A. Silva
Para estes números tem contribuído o império tecnológico do grupo, que, em 1995, conseguiu a primeira elevação […]
Discussão sobre este post