O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, destacou «a determinação do Governo em prosseguir o investimento realizado desde 2015, na ordem dos 100 milhões de euros, incluindo os 8,2 milhões já pagos em 2022» nas equipas de sapadores florestais.
Duarte Cordeio, que intervinha no encontro distrital de sapadores florestais do Alto Minho, em Viana do Castelo, acrescentou que «é inequívoca a nossa aposta na dignificação da função do sapador florestal, o seu destaque crescente e o consenso quanto à importância da sua ação no sistema de gestão integrada de fogos rurais».
«O Governo tenciona, em 2022, lançar concurso para a constituição de mais equipas de sapadores», disse, sublinhado que o investimento nestas brigadas «passou, em 2015, de 7,5 milhões de euros, para quase 17 milhões de euros em 2021, representando um crescimento de 55%».
Condições climatéricas
O Ministro chamou a atenção para o maior risco de ocorrência de fogos florestais, afirmando que «é muito importante todo o País ter consciência dos riscos associados aos fenómenos climatéricos e este é um ano, pelas suas condições, de maior risco, que exige de todos maiores cuidados», disse. No distrito de Viana do Castelo já ardeu, nos primeiros meses de 2022, o mesmo que em todo o ano de 2021.
Duarte Cordeiro disse que na atual fase é necessário «ter muito cuidado com as ações que acarretam riscos de incêndio», sublinhando a importância que esta mensagem seja «transmitida a todos os portugueses».
O Ministro referiu também o trabalho que está a ser feito pelos sapadores: «Não é visível, mas é importante valorizar o seu trabalho e o empenho do Governo em dar cada vez mais condições às equipas e mais meios para realizarem melhor o seu trabalho».
A criação da carreira de sapador florestal, «quer ao nível do enquadramento profissional, quer dos meios para o seu trabalho», «é um trabalho que está a ser feito».
«Não tenho nenhum calendário definido, mas tenho bem presente que é um dos assuntos que nos interessa. Queremos equipas motivadas, com condições para desempenhar o melhor trabalho possível», afirmou.
As equipas de sapadores florestais, criadas em 1999, são «um dos projetos mais bem-sucedidos da área governativa das florestas», havendo atualmente 411 equipa operacionais com intervenção em 158 municípios.
Nota enviada pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Discussão sobre este post