O Governo dos Açores vai analisar um estudo desenvolvido pelo grupo Nabeiro – Delta Cafés, que mostra o “potencial” da região para a produção de café, e ouvir as associações do setor, foi hoje revelado.
Numa nota publicada na página da Internet do Governo Regional, o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, confirma que o executivo açoriano recebeu o estudo “e vai agora analisar o documento e ouvir as associações do setor”.
“O café enquadra-se na área da diversificação agrícola. Está a decorrer um curso na Graciosa sobre produção de café, pelo que faz parte do nosso plano de formação. O próximo passo será analisar o estudo e ouvir a Federação Agrícola dos Açores e as duas associações representativas deste setor”, sublinha o governante, citado na nota.
António Ventura acrescenta ainda que será desenvolvida uma estratégia para que esta cultura “possa também estar na base da diversificação económica e seja mais uma oferta de excelência alimentar dos Açores”.
“Os Açores produzem, embora de forma muito reduzida, café em São Jorge e na Terceira”, salientou o secretário regional.
Na quarta-feira, o grupo Nabeiro revelou que entregou um estudo desenvolvido nos últimos dois anos ao Governo Regional dos Açores, que mostra o “potencial” da região para a produção de café.
Em declarações à agência Lusa, o presidente executivo do grupo, Rui Miguel Nabeiro, indicou na altura que o estudo, desenvolvido pela International Coffee Partners, tinha sido entregue “há 15 dias” ao Governo dos Açores.
Rui Miguel Nabeiro explicou que o estudo revela “as melhores origens, os melhores solos, a melhor forma de produção” de café na região açoriana.
“Neste momento há um relatório que está entregue sobre tudo o que se pode e não pode fazer, como deve e não deve fazer para se produzir café nos Açores. A partir daqui estamos a começar a trabalhar naquilo que é a fase dois, que é, de facto, arrancar com o processo, mas ainda há aqui um trabalho administrativo grande”, disse.
O grupo Nabeiro – Delta Cafés pretende “apoiar” os agricultores interessados em produzir café, no sentido de se poderem estabelecer, criar o seu negócio, estando o grupo disponível também para colaborar na criação de estruturas para aumentar a produção.
“O ‘governance’ deste projeto terá de ser da Associação dos Produtores Açorianos de Café (APAC) e do Governo Regional dos Açores e, por isso, nós fomos em conjunto com a APAC entregar este estudo, agora, a partir deste momento, a Delta está disponível para acompanhar os próximos passos”, acrescentou.
Delta entrega estudo ao Governo dos Açores que mostra “potencial” para produção de café
Delta entrega estudo ao Governo dos Açores que mostra “potencial” para produção de café
Discussão sobre este post