A FPAS reuniu com o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, na passada 5ª feira, dia 18 de dezembro, para expor as suas preocupações relativas à situação da PSA em Espanha e a preparação de Portugal para a prevenção e eventual contingência.
Da reunião também participaram o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura e Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo.
Nesta reunião, a FPAS solicitou o acesso ao TRACES para identificação de movimentações suspeitas de animais com destino a vida e abate. Dos últimos dados facultados à FPAS, concluiu-se que na primeira quinzena de 2025 foi registada a entrada de 34.967 suínos, por via de 208 certificados registados, comparando com o período homólogo de 2024 que registou a entrada de 43.116 suínos, por via de 289 certificados.
Foi transmitida a informação que estão a ser importados, de forma ilegal, javalis com origem em Espanha e destino a Portugal para montarias turísticas, situação absolutamente aberrante e perigosa.
Foi compromisso do Ministro da Agricultura envolver a Ministra da Administração Interna e o Ministro das Finanças de modo a envolver GNR e Autoridade Tributária no controlo das movimentações animais e foi compromisso da DGAV conceder acesso ao TRACES a estas entidades.
Será dada prioridade à publicação do projeto de Decreto-Lei que aprova as medidas nacionais para a prevenção da Peste Suína Africana, incluindo a adoção de um Plano de ação nacional para a gestão do javali no quadro da prevenção da peste suína africana.
Fonte: FPAS













































