Feromonas que são alternativa a pesticidas vencem prémio de inovação da UE

Feromonas que são alternativa a pesticidas vencem prémio de inovação da UE

[Fonte: Vida Rural]

A cofundadora da empresa de biotecnologia BioPhero, Irina Borodina, foi distinguida com o Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras pelo desenvolvimento de feromonas que podem ser uma alternativa aos pesticidas. A empreendedora da Lituânia vai receber um prémio cerca de 100 mil euros, ao abrigo do programa Horizonte 2020, instrumento da UE para financiar investigação e inovação.

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação que entregou o prémio, afirma estar “honrado por partilhar este momento de reconhecimento com inovadoras surpreendentes. Elas mostram o talento ilimitado presente na Europa e a importância das mulheres empreendedoras. Espero que com este prémio, as nossas vencedoras continuem a inspirar muitas outras mulheres para criarem negócios inovadores”.

A BioPhero é uma das pioneiras no desenvolvimento de feromonas de insetos para o controlo de pragas na agricultura e tem como objetivo desenvolver produtos seguros e sustentáveis para o controlo de pragas como alternativa aos pesticidas tradicionais.

Para além da empreendedora da Lituânia, foram também distinguidas Martine Caroff, de França, fundadora de duas empresas de biotecnologia, a LPS-BioSciences e a Hephaistos-Pharma, acivas na área de diagnóstico in vitro, dispositivos médicos e imunoterapia; e Shimrit Perkol-Finkel, de Israel, co-fundadora da empresa ECOncrete Tech , que desenvolve soluções ambientais que aumentam o valor biológico e ecológico das infraestruturas urbanas, costeiras e marinhas.

Destaque ainda para Michela Puddu, de Itália, co-fundadora da empresa Haelixa, que utiliza o rastreamento baseado em ADN para garantir cadeias de abastecimento éticas para o consumidor, que irá receber um prémio de cerca de 50 mil euros.

Comente este artigo

O artigo Feromonas que são alternativa a pesticidas vencem prémio de inovação da UE foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Dia Nacional da Agricultura vai reunir quatro mil crianças em Santana
Próximo Prospectores internacionais visitam Alqueva

Artigos relacionados

Nacional

Vem aí a terceira revolução agrícola?

[Fonte: Vida Rural]
Depois de um século marcado pelo desenvolvimento da mecanização agrícola, a agricultura prepara-se para entrar numa nova era com a introdução de tecnologias de automação e robotização. […]

Cotações PT

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 1 a 7 Abril 2019

[Fonte: Agricultura e Mar – Cotações]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais do porco classe E e do porco classe S (+7 cêntimos / Kg) registaram novamente um acréscimo em relação à […]

Nacional

Jornadas Técnicas promovem Maçã Riscadinha em Palmela

[Fonte: Gazeta Rural]

“O futuro da Maçã Riscadinha e da Fruticultura” é o tema das Jornadas Técnicas que se realizam no sábado, […]