De 22 a 24 de Maio, uma missão empresarial traz cerca de 30 empresários de seis países a visitar a área servida pelo projecto de Alqueva. Esta é uma iniciativa conjunta da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) e do Núcleo Empresarial da Região de Beja (NERB/Aebal), que tem o apoio do Santander e da Câmara de Comércio Luso Brasileira.
Com esta visita, pretende-se «dar a conhecer, in loco, a nova realidade criada pelo projecto de Alqueva, bem como mostrar as oportunidades de negócio que aqui podem ser geradas, nas vertentes agrícola e agroindustrial, turismo e ainda na capacidade exportadora da região». A visita destes «prospectores internacionais» é realizada no âmbito de um projecto de promoção e internacionalização do projecto de Alqueva denominado “Alqueva, uma nova terra de oportunidades”, objecto de candidatura ao Sistema de Apoio a Acções Colectivas e financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional/Alentejo 2020.
Segundo um comunicado da organização, «estes potenciais investidores são oriundos do Peru, Brasil, África do Sul, Marrocos, Alemanha e Espanha, com interesses nas áreas da indústria agroalimentar (agricultura e agroindústria) e turismo». O comunicado explica que «a maioria destes potenciais investidores tiveram um primeiro contacto com o projecto de Alqueva nos certames internacionais e nacionais em que o projecto de Alqueva tem vindo a participar, ao abrigo do mesmo programa».
O programa para esta visita de três dias inclui «a apresentação do projecto de Alqueva na sede da EDIA, em Beja, visitas a infraestruturas, ao grande lago de Alqueva, a explorações agrícolas e a agroindústria».