Dia Nacional da Agricultura vai reunir quatro mil crianças em Santana

Dia Nacional da Agricultura vai reunir quatro mil crianças em Santana

Durante a manhã de quarta-feira, cerca de quatro mil crianças, vão trocar a escola pela vida no campo e poder aprender como se cultiva e produz os alimentos que chegam à mesa das famílias.

A realização do Dia Nacional da Agricultura, que se realiza esta quarta-feira no recinto da Associação Agrícola dos Açores, vai permitir a alunos do 1.º ao 6.º ano, provenientes de diversos concelhos na ilha de São Miguel, conhecerem a importância da agricultura no desenvolvimento sustentável da Região.

Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel, considera que este evento permite às crianças conhecerem um setor vital para a economia regional.

“Conseguimos mostrar às crianças como é difícil e apaixonante o trabalho do agricultor. Quem trabalha na agricultura sente que todos os dias cria e desenvolve o seu trabalho. Quando as crianças observam todo o ciclo das plantas e vacas é uma situação extraordinária. Cada vez as pessoas vivem mais nos centros urbanos e existe menos ruralidade e o desenvolvimento deste evento permite às crianças um contacto próximo com a agricultura”, assinala o presidente da maior cooperativa agrícola dos Açores.

Jorge Rita salienta que os professores ficam muito satisfeitos com os benefícios pedagógicos obtidos com esta iniciativa. É que as crianças vivem a oportunidade de plantarem produtos hortícolas, mas também de fazer a ordenha a uma vaca. Experiências únicas que permitem aproximar as crianças da agricultura.

“As crianças habituam-se a respeitar o trabalho no dia a dia. Todo o trabalho é indispensável, mas a agricultura é fundamental para garantir a alimentação das pessoas”, afirma Jorge Rita.

Este evento é organizado pela Associação Agrícola em colaboração com a Confederação dos Agricultores de Portugal, com o apoio do Governo dos Açores e de outras entidades públicas e privadas.

Continue a ler este artigo no Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Enartis apresenta novo posicionamento
Próximo Feromonas que são alternativa a pesticidas vencem prémio de inovação da UE

Artigos relacionados

Últimas

Live: JOBToc – Jovens nos Territórios rurais: oportunidades e constrangimentos

A 27 de maio, às 12h00 (hora de Portugal continental), recebemos no nosso canal YouTube Inês Pacheco e Maria João Horta Parreira, com a apresentação “JOBToc- Jovens nos Territórios […]

Notícias fertilizantes

Asfertglobal apresenta estudo em pimento que reduz 50% de fertilizantes

A Asfertglobal e o Centro de Demostración y Transferencia Agraria CDTA) ‘El Mirador’ apresentaram em Murcia, Espanha, os primeiros resultados de um ensaio em pimento que fizeram em parceria com vista a analisar a eficácia agronómica da aplicação de dois produtos na cultura do pimento: «Kiplant AllGrip, […]

Eventos

Governo dos Açores realiza II Fórum da Caça na Ilha Terceira a 29 de Fevereiro – Angra do Heroísmo

O secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que o II Fórum da Caça vai ter lugar a 29 de Fevereiro, […]