Dia Nacional da Agricultura vai reunir quatro mil crianças em Santana

Dia Nacional da Agricultura vai reunir quatro mil crianças em Santana

[Fonte: Açoriano Oriental]

Durante a manhã de quarta-feira, cerca de quatro mil crianças, vão trocar a escola pela vida no campo e poder aprender como se cultiva e produz os alimentos que chegam à mesa das famílias.

A realização do Dia Nacional da Agricultura, que se realiza esta quarta-feira no recinto da Associação Agrícola dos Açores, vai permitir a alunos do 1.º ao 6.º ano, provenientes de diversos concelhos na ilha de São Miguel, conhecerem a importância da agricultura no desenvolvimento sustentável da Região.

Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel, considera que este evento permite às crianças conhecerem um setor vital para a economia regional.

“Conseguimos mostrar às crianças como é difícil e apaixonante o trabalho do agricultor. Quem trabalha na agricultura sente que todos os dias cria e desenvolve o seu trabalho. Quando as crianças observam todo o ciclo das plantas e vacas é uma situação extraordinária. Cada vez as pessoas vivem mais nos centros urbanos e existe menos ruralidade e o desenvolvimento deste evento permite às crianças um contacto próximo com a agricultura”, assinala o presidente da maior cooperativa agrícola dos Açores.

Jorge Rita salienta que os professores ficam muito satisfeitos com os benefícios pedagógicos obtidos com esta iniciativa. É que as crianças vivem a oportunidade de plantarem produtos hortícolas, mas também de fazer a ordenha a uma vaca. Experiências únicas que permitem aproximar as crianças da agricultura.

“As crianças habituam-se a respeitar o trabalho no dia a dia. Todo o trabalho é indispensável, mas a agricultura é fundamental para garantir a alimentação das pessoas”, afirma Jorge Rita.

Este evento é organizado pela Associação Agrícola em colaboração com a Confederação dos Agricultores de Portugal, com o apoio do Governo dos Açores e de outras entidades públicas e privadas.

Comente este artigo

O artigo Dia Nacional da Agricultura vai reunir quatro mil crianças em Santana foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Anterior Enartis apresenta novo posicionamento
Próximo Melhoramento do milho. Edição de Genoma pela primeira vez na Feira Nacional da agricultura

Artigos relacionados

Nacional

A produção de avestruzes

[Fonte: Voz do Campo]
A avestruz (Struthio camelus) é uma espécie de grande porte, sem capacidade de voo e bastante veloz (50-80 km/h), pertencente à classe das aves e ao grupo das ratites. O seu habitat natural caracteriza-se por espaços abertos com amplo campo de visão. […]

Nacional

Lúpulo: o fim de uma cultura mítica da agricultura portuguesa pode ser evitado

[Fonte: Voz do Campo]
Introdução

Figura 1. Lúpulo espontâneo junto a um curso de água
O lúpulo (Humulus lupulus L.) é uma espécie autóctone em Portugal continental. É uma planta trepadeira dioica (existem indivíduos femininos e masculinos), que faz repouso invernal e vegeta desde o início da primavera até ao outono. […]

Nacional

Judite mudou de vida e agora mostra a todos o que o Ribatejo tem de valor

[Fonte: Público]

Para quem sempre viveu entre quatro paredes de cimento, passear agora entre “paredes de milho e de vinha” é um bálsamo que não se explica. Vê-se no sorriso de Judite. Natural de Lisboa, Judite Gregório veio em 2005 para Alpiarça ocupar o cargo de directora industrial numa fábrica de leite e por cá […]