Feira das Tradições em Pinhel de 1 a 3 de Março

Feira das Tradições em Pinhel de 1 a 3 de Março

[Fonte: Gazeta Rural]

Feira das Tradições: a melhor de sempre, Sempre!

A cidade de Pinhel prepara-se para receber mais uma edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, evento que tem vindo a crescer e a afirmar-se pela qualidade com que brinda os milhares de visitantes que anualmente passam pelo recinto daquele que é já considerado o maior certame de inverno da Beira Interior.

Realizada desde a primeira edição no fim de semana que antecede o Carnaval, a 24ª Feira das Tradições tem data marcada para os dias 1, 2 e 3 de março e vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel, espaço de amplas dimensões onde a organização procura assegurar conforto e bem-estar a expositores e visitantes.

A definição de um tema para cada edição e a aposta na divulgação das gentes e tradições locais, a par da abertura do certame a agentes económicos de diferentes áreas e proveniências geográficas, são alguns dos aspetos diferenciadores da Feira das Tradições que, em 2019, terá como tema e desafio a “Preservação Ambiental”.

À semelhança das últimas edições, é esperada a participação de cerca de 200 expositores, distribuídos por diferentes espaços – primeiro as Freguesias do Concelho, onde assumem natural destaque os saberes e sabores locais, depois uma vasta panóplia de atividades económicas onde não faltam representações de todo o país.

Finalmente, uma grande área de “tasquinhas” onde a gastronomia regional tem forte expressão e onde espetáculos e diversão se prolongam noite dentro.

No que diz respeito ao programa, o fim de semana começa com o tradicional Desfile Alegórico alusivo ao tema da Feira – “Preservação Ambiental” (sexta-feira, dia 1, a partir das 14.00h).

Pelas ruas da cidade vão circular os carros alegóricos acompanhados de cerca de 1200 participantes oriundos da comunidade escolar de todo o concelho (alunos, professores e auxiliares) e de instituições como a ADM Estrela – Residência Léa Nobre, a Quinta do Pézinho e a Universidade Sénior de Pinhel.

Segue-se a inauguração do certame, às 17.00h, no Centro Logístico, cerimónia que irá integrar a assinatura do Protocolo de Geminação entre Pinhel e Guijuelo, localidade espanhola conhecida pelo seu Presunto, produto de excelência que agora encontra no Vinho de Pinhel um parceiro e uma oportunidade de crescimento. Inaugurada a Feira das Tradições e abertos os espaços de exposição, o fim de semana prolonga-se com um vasto programa de animação musical com espetáculos de vários géneros, desde música tradicional a sonoridades mais contemporâneas, destacando-se os concertos de grupos locais mas também de bandas e artistas reconhecidos a nível nacional e internacional.

Em destaque nesta edição vão estar as atuações da banda Amor Electro (sexta-feira, dia 1), do músico Carlão (sábado, dia 2) e, para fechar o certame, da fadista Ana Moura (domingo, dia 3). Para um melhor conhecimento do tema retratado nesta 24ª edição, destaque ainda para a realização de um Colóquio, sábado, dia 2, a partir das 14.30h.

Novidade: Feira das Tradições substitui copos descartáveis por copos reutilizáveis

Sendo a “Preservação Ambiental” o desafio inerente à 24ª Feira das Tradições, a Organização do certame também teve de ter em conta a importância de gestos tão simples como “reduzir, reutilizar e reciclar”. Foi assim que surgiu, de forma quase natural, o desejo de fazer da Feira das Tradições um “Eco-Evento”, ou seja, um evento mais sustentável, com menos desperdício e com mais preocupações ambientais.

Associado a este desígnio, há uma novidade que importa desde já realçar e que passa pela substituição dos habituais copos de plástico descartáveis por copos reutilizáveis. Sendo assim, a Feira das Tradições vai ser o primeiro de muitos Eco-Eventos que o Município de Pinhel se propõe organizar daqui em diante.

A opção por copos reutilizáveis será apenas uma das medidas, mas certamente aquela que terá mais impacto junto do público, que poderá começar por estranhar, mas que rapidamente compreenderá as vantagens desta opção que cada vez mais organizações estão a adotar.

Programa:

Sexta-feira | 1 de março 14.00h: DESFILE ALEGÓRICO com a Comunidade Escolar (Ruas da Cidade | final em frente à Câmara Municipal) 17.00h: INAUGURAÇÃO OFICIAL da 24ª Feira das Tradições – Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Geminação entre Pinhel e Guijuelo (Salamanca/Espanha) (Palco Freguesias) 21.00h: ACADEMIA DE MÚSICA DE PINHEL – Concerto Academia de Música de Pinhel, Banda Filarmónica de Pinhel e Universidade Sénior (Palco Freguesias) 22.30h: VOLTA & MEIA (Palco Super Bock) 00.00h: AMOR ELECTRO
(Palco Super Bock) 01.30h: NÃO HÁ 2 SEM 3 (Palco Super Bock) 03.00h: JOANA PEREZ DJ Cidade FM (Palco Super Bock)

Sábado | 2 de março 10.00h: Abertura da Feira e dos espaços de exposição 14.30h: COLÓQUIO “PRESERVAÇÃO AMBIENTAL” – Entrega de prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel 2018 (Sala Colóquios) 17.30h: BANDA FILARMÓNICA DE PÍNZIO (Palco Freguesias) 21.00h: 2 ROLL – ACOUSTIC (Palco Super Bock) 21.30h: TROVAS DA BEIRA (Música Tradicional Portuguesa) (Palco Freguesias) 23.30h: CARLÃO (Palco Super Bock) 01.00h: DEE JOKERS (Palco Super Bock) 03.00h: CLUB BANDITZ DJ’s (Palco Super Bock)

Programa:

Domingo | 3 de março 10.00h: Abertura da Feira e dos espaços de exposição 15.00h: A NOSSA MÚSICA, A NOSSA CULTURA Atuação dos Grupos de Música Tradicional do concelho de Pinhel (Palco Freguesias e Pavilhões) – Grupo de Bombos São Bernardo – Quintã dos Bernardos – Grupo de Concertinas do CDEP – Pinhel – Grupo de Concertinas de Safurdão – Grupo de Concertinas de Freixedas – Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel – Grupo de Concertinas de Alverca da Beira – Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires 21.30h: GRUPO KAPITTAL BAILE e CONCURSO DE MÁSCARAS (Palco Super Bock) 23.30h: ANA MOURA (Palco Super Bock) GRUPO KAPITTAL (continuação) 02.00h: DJ MENINO DA FAVELA (Palco Super Bock)

Comente este artigo

O artigo Feira das Tradições em Pinhel de 1 a 3 de Março foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Ação de sensibilização “Operação Floresta Segura” em Vila Nova de Paiva
Próximo Plataforma Transgénicos Fora invoca a presença de glifosato na urina de 60 voluntários para pedir proibição de herbicida

Artigos relacionados

Nacional

Difusão do abacate traz grande cooperativa espanhola para o Algarve

[Fonte: Voz do Campo]
Provavelmente ainda não será do senso comum associar o Algarve à produção de abacate mas já em março de 2018 o então Diretor Regional de Agricultura e Pescas avançava que a região contabilizava mais de 800 hectares desta cultura e com tendência de crescimento. […]

Ofertas

Oferta de Emprego – Engenheiro Agrónomo/Florestal (M/F) – Sintra

A Planta Livre procura candidato com formação em agronomia e florestal para estágio profissional com urgência.

Nacional

Magos Irrigation Systems apresenta nova gama de produtos para rega na Agroexpo

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A Magos Irrigation Systems vai apresentar na feira internacional Agroexpo, em Don Benito (Badajoz), Espanha, «uma ampla gama de soluções para irrigação de culturas hortícolas ao ar livre», onde se inclui uma nova gama de produtos para rega. […]