“EVOA, nas Asas do Tejo” é o nome da exposição que no Dia Internacional da Biodiversidade abriu portas ao público para demonstrar a importância da conservação da natureza e da educação ambiental
A Companhia das Lezírias, entidade responsável pela gestão da maior exploração agropecuária e florestal em Portugal, inaugurou hoje a exposição “EVOA, nas Asas do Tejo”, no Espaço de Visitação e Observação de Aves em Vila Franca de Xira.
A inauguração, em pleno Dia Internacional da Biodiversidade, contou com a presença de Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, José Manuel Alho, Vice-Presidente da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, representantes da APA, ICNF e da Associação de Beneficiários da Lezíria Grande e alunos de escolas do Concelho de Vila Franca de Xira.
“Esta é uma exposição importante e esclarecedora que a todos, dos mais novos aos mais velhos, importa conhecer para compreender a importância da conservação do património natural. Uma oportunidade de excelência, às portas de Lisboa, não só para entusiastas da avifauna, mas também para famílias e turistas visitarem o EVOA e a nossa região”, destaca Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
É com orgulho que a Companhia das Lezírias inaugura hoje uma exposição que exalta a compatibilidade perfeita entre os valores naturais, as práticas agrícolas e o dever que todos nós devemos assumir pela conservação da natureza. Este é mais um motivo para visitar a Lezíria, o EVOA e explorar um espaço que tanto tem para descobrir e ensinar.”, afirma Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente do Conselho da Administração da Companhia das Lezírias.
A mais recente exibição, através de experiências interativas que conjugam a tecnologia e a ciência, desafia o público a ver com outros olhos este território onde a natureza e a presença humana se entrelaçam. De forma interativa e educativa, com módulos sensoriais como simulações de voo e uma experiência imersiva sobre o ciclo das marés, esta mostra desvenda a ligação única entre as aves e o rio Tejo.
“EVOA, nas Asas do Tejo”, uma exposição com a marca de excelência da Companhia das Lezírias, é uma autêntica viagem pela biodiversidade, pela ciência e pelo contacto com a natureza concebida para que qualquer visitante, dos mais novos aos mais crescidos, possa compreender como funcionam os ecossistemas do estuário, quem os habita, os desafios que enfrentam e a importância da conservação da avifauna da Lezíria.
Fonte: Companhia das Lezírias