Exportações de vinho português ultrapassam os 580 milhões de euros até Setembro

Exportações de vinho português ultrapassam os 580 milhões de euros até Setembro

As exportações dos vinhos portugueses cresceram 3,6% em valor e tiveram um aumento de 3,9% no preço médio em 2019 face ao ano passado, atingindo um montante superior a 580 milhões de euros (dados apurados até Setembro de 2019).

Os dados foram apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses, uma iniciativa da ViniPortugal realizada esta quarta-feira no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

França (fortemente influenciada pelo Vinho do Porto), Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha formam o top-5 dos mercados de destino dos vinhos portugueses. Destaque para o crescimento em valor das exportações face ao ano transacto nos mercados dos Estados Unidos (+7,9%), Reino Unido, (+22,4%), e Alemanha (+2,5%).

Mil milhões de euros em 2022

“Somos um pequeno produtor mundial mas um importante actor no comércio internacional. Competimos mundialmente com os melhores e, apesar de alguns desafios e dificuldades conjunturais do sector, as exportações apresentaram um crescimento em valor”, afirmou Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal. É objectivo da ViniPortugal que as exportações dos vinhos portugueses cheguem aos mil milhões de euros em 2022.

Em termos globais, Portugal ocupa a 9.ª posição no top-10 dos maiores exportadores mundiais de vinho. Neste ranking, liderado pela França, Portugal está posicionado, em valor, atrás da Nova Zelândia e à frente do Reino Unido. Em volume, Portugal ocupa a mesma posição, ficando atrás dos Estados Unidos mas supera a Argentina.

6,6 M€ na promoção internacional

Estados Unidos, Canadá e China são as maiores apostas de promoção para o próximo ano. Em 2020 a ViniPortugal irá investir 6,6 milhões de euros na promoção internacional, dos quais 40% deste valor a ser destinado aos três principais mercados desta estratégia – Estados Unidos da América, Canadá e China -, que contabilizam 2,8 milhões de euros.

Fora do espaço comunitário, a estratégia de marketing e promoção aponta baterias a mercados como Angola, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Rússia e México, com um investimento total de 1,8 milhões de euros.

Apesar de estar de fora do pódio dos mercados prioritários para promoção, o Brasil é um mercado estratégico para a marca “Wines of Portugal”. Por fim, para a União Europeia, a ViniPortugal reservou dois milhões de euros para marketing e promoção, com especial ênfase para o Reino Unido e a Alemanha.

Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2020

O Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2020 da ViniPortugal, que tem a chancela “Wines of Portugal”, inclui a organização de eventos e provas de vinhos, participação nas principais feiras mundiais do sector como a ProWein, na Alemanha, sessões de educação para profissionais, masterclasses, visitas de comitivas de importadores e sommeliers e organização e participação em eventos para consumidores.

“Para o próximo ano, vamos fazer uma maior aposta em eventos promovidos por entidades terceiras e menos na organização de eventos próprios e na promoção do vinho junto dos importadores”, afirmou Jorge Monteiro. “Esta aposta tem por objectivo passar de uma estratégia em que “se empurra” o produto para uma estratégia em que é o mercado a “puxar” esse produto”.

Promovido anualmente pela ViniPortugal em cooperação com a ANDOVI, associação que agrega as CVR, o Fórum Vinhos de Portugal pretende ser um momento de análise e de debate sobre a realidade do sector vitivinícola nacional, com o contributo de entidades reguladoras e de promoção, produtores e convidados de áreas relevantes, e o palco para a apresentação da estratégia de promoção nacional e internacional dos Vinhos Portugueses para o ano seguinte.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

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