Execução do PDR2020: Centro PINUS promove questionário

Execução do PDR2020: Centro PINUS promove questionário

A execução do PDR2020 no setor florestal é preocupantemente baixa, sendo fundamental compreender os motivos para mudar esta situação que tanto prejudica a floresta nacional.

Se considerarmos as três operações que representam mais de 90% do valor contratualizado, a taxa de execução a 31 de março de 2021, de acordo com o PDR2020, era de 46, 30 e 50% para, respetivamente, as operações 8.1.3, 8.1.4 e 8.1.5.

O Centro PINUS, que tem vindo a tratar e divulgar esta informação (veja aqui o relatório mais recente), reuniu com os seus associados para identificar as principais justificações para a situação atual e propor soluções. Com o apoio dos seus associados, que incluem as entidades com mais experiência na utilização do PDR2020, o Centro PINUS desenvolveu um questionário, que tem por objetivo identificar fatores que melhorem o acesso às “medidas florestais” do PDR2020 e aumentem a sua execução física e orçamental no designado período de transição, ou seja, o período de 2 anos em que o programa funcionará com as mesmas regras e já com verbas do próximo quadro financeiro de apoio.

O questionário destina-se a ser respondido por beneficiários potenciais ou reais e agentes que lhes dão apoio e/ou prestam serviços e a resposta é anónima.

A resposta ao questionário, que o Centro PINUS estima ser inferior a 10 minutos, realiza-se através deste link https://forms.gle/Wh97XmzGncG6xLn6A

Serão consideradas as respostas enviadas até ao dia 14 de maio de 2021. No final de maio de 2021 o Centro PINUS irá divulgar os resultados nos seus canais de comunicação.

Comente este artigo
Anterior Fénix 2021 testa capacidade de resposta aos incêndios florestais
Próximo Boas práticas para a sustentabilidade da cultura da batata-doce

Artigos relacionados

Últimas

Seminário “Uso racional de antibióticos na produção leiteira” – 6 de novembro – Oliveira de Azeméis

Seminário “Uso racional de antibióticos na produção leiteira” […]

Sugeridas

Governo quer políticas ativas para reduzir o desperdício alimentar

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, defendeu a necessidade de políticas ativas que promovam uma redução significativa do desperdício alimentar e afirmou que o Governo tem dedicado, […]

LIVE

Live: Bioeconomia – Sessão de Esclarecimentos – Fileira da Resina Natural

Sessão de Esclarecimentos no âmbito da Bioeconomia dirigida à Fileira da Resina Natural […]