Execução do PDR2020: Centro PINUS promove questionário

Execução do PDR2020: Centro PINUS promove questionário

A execução do PDR2020 no setor florestal é preocupantemente baixa, sendo fundamental compreender os motivos para mudar esta situação que tanto prejudica a floresta nacional.

Se considerarmos as três operações que representam mais de 90% do valor contratualizado, a taxa de execução a 31 de março de 2021, de acordo com o PDR2020, era de 46, 30 e 50% para, respetivamente, as operações 8.1.3, 8.1.4 e 8.1.5.

O Centro PINUS, que tem vindo a tratar e divulgar esta informação (veja aqui o relatório mais recente), reuniu com os seus associados para identificar as principais justificações para a situação atual e propor soluções. Com o apoio dos seus associados, que incluem as entidades com mais experiência na utilização do PDR2020, o Centro PINUS desenvolveu um questionário, que tem por objetivo identificar fatores que melhorem o acesso às “medidas florestais” do PDR2020 e aumentem a sua execução física e orçamental no designado período de transição, ou seja, o período de 2 anos em que o programa funcionará com as mesmas regras e já com verbas do próximo quadro financeiro de apoio.

O questionário destina-se a ser respondido por beneficiários potenciais ou reais e agentes que lhes dão apoio e/ou prestam serviços e a resposta é anónima.

A resposta ao questionário, que o Centro PINUS estima ser inferior a 10 minutos, realiza-se através deste link https://forms.gle/Wh97XmzGncG6xLn6A

Serão consideradas as respostas enviadas até ao dia 14 de maio de 2021. No final de maio de 2021 o Centro PINUS irá divulgar os resultados nos seus canais de comunicação.

Comente este artigo
Anterior Fénix 2021 testa capacidade de resposta aos incêndios florestais
Próximo Boas práticas para a sustentabilidade da cultura da batata-doce

Artigos relacionados

Nacional

Fogo em Alvaiázere corta A13 nos dois sentidos entre Cabaços e Avelar

O incêndio que deflagrou ao início da tarde desta quinta-feira em Alvaiázere, no distrito de Leiria, obrigou ao corte da autoestrada 13 (A13) nos dois sentidos, […]

Nacional

Avaria no principal furo de captação de água afeta ilha de Santa Maria

“O principal furo de captação de água que se localiza na freguesia de Almagreira está inoperacional neste momento devido a avaria da bomba. […]

Últimas

Plano de contingência – “Bactrocera dorsalis”

Em conformidade com o estabelecido no Regulamento (UE) 2016/2031 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de […]