A Euroseeds participou na elaboração de um estudo intitulado “Densidades de sementeira comuns das principais culturas arvenses europeias: Resultados de um inquérito a agricultores em larga escala”, publicado no Boletim da EPPO.
Este estudo abrangente visa apresentar as densidades de sementeira mais utilizadas nas principais culturas arvenses a nível europeu, fornecendo dados importantes para, por exemplo, avaliações de risco, a nível regulatório, de produtos para tratamento de sementes.
Culturas como os cereais, milho, colza, girassol, soja e beterraba foram objeto deste estudo, que teve como base pesquisas abrangentes e inquéritos realizados em 2020 e 2021, envolvendo milhares de agricultores, numa franja representativa dos países da UE e Reino Unido. Ao analisar os resultados do estudo, o artigo oferece uma representação mais precisa dos piores cenários realistas, em comparação com as taxas de sementeira máximas comumente utilizadas. A pesquisa revelou variações significativas nas taxas de sementeira entre diferentes culturas e regiões dentro da UE.
No geral, o artigo fornece um recurso valioso para formuladores de políticas, pesquisadores e agricultores. Ao aproveitar os dados desta pesquisa em larga escala, as partes interessadas podem tomar decisões mais informadas sobre o uso e a regulamentação de produtos para tratamento de sementes, contribuindo, em última análise, para práticas agrícolas mais sustentáveis e eficazes na Europa.
O estudo foi publicado no site da EPPO
Fonte: ANSEME