Está a desenhar-se uma tendência de aumento de exportações de cereais

O Ministério da Agricultura está a desenhar uma tendência de incremento de exportações de cereais, como milho e arroz. Portugal é deficitário na produção de cereais.

Portugal continua a ser deficitário na produção de cereais, mas, nos últimos anos, começou “a desenhar-se uma tendência de incremento de exportações”, especialmente de milho e arroz, afirmou esta quarta-feira a ministra da Agricultura.

Apesar de Portugal continuar a ser deficitário em cereais, nos últimos anos, parece começar a desenhar-se uma tendência de incremento de exportações”, salientou Maria do Céu Albuquerque, que discursava na sessão de encerramento do 10.º Colóquio Nacional do Milho, que decorreu em Coimbra.

Para a ministra, a implementação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, criada em 2018, está “no bom caminho”, recordando os objetivos de garantir, no espaço de cinco anos, um aumento da taxa de autossuficiência de 25% para 38%.

“Os números do presente são animadores”, frisou, notando que, em 2018, o valor das exportações de cereais “aumentou muito mais do que as importações, com o milho e o arroz a serem os principais protagonistas dos aumentos”.

No caso do milho, vincou, nos últimos cinco anos, “as exportações quadruplicaram”, sendo Espanha o seu principal destino, assim como nos restantes cereais exportadores, lançando também um apelo para a diversificação dos países para exportação.

Durante o discurso, Maria do Céu Albuquerque referiu que o Governo continuará empenhado na melhoria das propostas do orçamento plurianual da União Europeia que está em discussão, querendo assegurar “uma transição equilibrada e justa, onde ninguém fique para trás”.

O artigo foi publicado originalmente em Observador.

Comente este artigo
Anterior Mais de mil milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural ainda estão por executar, alerta a Confederação dos Agricultores
Próximo Maria do Céu Albuquerque: “A cultura do milho assume uma importância reconhecida pelo país e pelo governo de Portugal”

Artigos relacionados

Últimas

Transitional provisions for the CAP post 2020

On 31 October 2019, the European Commission adopted a legislative package aimed at ensuring the continuation of the current common agricultural policy (CAP) until the legislation on the post 2020 […]

Nacional

Chen Lichtenstein será nomeado CFO do Syngenta Group

Chen Lichtenstein, atual Presidente e CEO da ADAMA, será nomeado CFO do recém-formado Grupo Syngenta.
Chen Lichtenstein ingressou na ADAMA há […]

Últimas

Incêndios: Governo negoceia com Bruxelas apoios a 100%

O objetivo é aumentar a percentagem dos incentivos europeus aos vários projetos candidatos, nomeadamente ao nível da floresta. Há margem para renegociação, […]