Escola Agrícola da Madeira recebe acção de esclarecimento sobre Sistema de Informação de Animais de Companhia

O Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, organiza uma acção de esclarecimento na Escola Agrícola da Madeira, dia 18 de Outubro, a partir das 9h30.

A detenção responsável e a prevenção do abandono animal engloba, entre outras obrigações, a identificação, registo e licenciamento dos animais de companhia.

O sistema de marcação com um dispositivo electrónico (“chip”) e o registo no sistema informático permite estabelecer a ligação do animal ao seu titular ou, quando aplicável, ao seu detentor e local de detenção, possibilitando a responsabilização do titular do animal pelo cumprimento dos parâmetros sanitários e de bem-estar animal.

Como reforço da detenção responsável dos animais de companhia, o Decreto-Lei n.º 82/2019, de 27 de Junho, instituiu o Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC), base de dados oficial em vigor a partir de 28 de Outubro de 2019, que congrega as bases de dados de animais de companhia anteriormente existentes em Portugal, o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE) e o Sistema de Identificação e Recuperação Animal (SIRA).

A responsabilidade do veterinário

No SIAC, o médico veterinário que tenha marcado um animal de companhia torna-se também responsável pelo registo do animal, ficando assim desde logo assegurada a identificação do seu titular.

A fim de dotar os médicos veterinários do conhecimento das funcionalidades e requisitos de funcionamento do SIAC, está a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, em colaboração com o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários, realizar em todo o País acções de divulgação/formação.

Para mais informações, contacte a Escola Agrícola da Madeira, através do número de telefone 291 145 455 ou do endereço de correio electrónico [email protected].

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Nova perturbação polar.
Próximo 11.º Wine in Azores realiza-se este fim-de-semana em São Miguel

Artigos relacionados

Últimas

Governo dos Açores com nova proposta para levar cerca de 300 agricultores à reforma

O Governo dos Açores vai avançar com uma nova proposta de cessação da atividade agrícola que deve abranger cerca de 300 agricultores ligados à […]

Últimas

Agricultura de Conservação na preservação do solo e as ações da Syngenta

No âmbito do Dia Mundial do Solo, Gilberto Lopes, field expert da Syngenta, realizou uma apresentação na Universidade de Aveiro sobre o papel fundamental da Agricultura de Conservação na preservação do solo e as ações da Syngenta neste domínio. […]

Nacional

Açores recebe Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas a 12 de Junho

A sessão plenária da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV) realiza-se no próximo dia 12 de Junho, na Sociedade Amor da Pátria, […]