Escola Agrícola da Madeira recebe acção de esclarecimento sobre Sistema de Informação de Animais de Companhia

O Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, organiza uma acção de esclarecimento na Escola Agrícola da Madeira, dia 18 de Outubro, a partir das 9h30.

A detenção responsável e a prevenção do abandono animal engloba, entre outras obrigações, a identificação, registo e licenciamento dos animais de companhia.

O sistema de marcação com um dispositivo electrónico (“chip”) e o registo no sistema informático permite estabelecer a ligação do animal ao seu titular ou, quando aplicável, ao seu detentor e local de detenção, possibilitando a responsabilização do titular do animal pelo cumprimento dos parâmetros sanitários e de bem-estar animal.

Como reforço da detenção responsável dos animais de companhia, o Decreto-Lei n.º 82/2019, de 27 de Junho, instituiu o Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC), base de dados oficial em vigor a partir de 28 de Outubro de 2019, que congrega as bases de dados de animais de companhia anteriormente existentes em Portugal, o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE) e o Sistema de Identificação e Recuperação Animal (SIRA).

A responsabilidade do veterinário

No SIAC, o médico veterinário que tenha marcado um animal de companhia torna-se também responsável pelo registo do animal, ficando assim desde logo assegurada a identificação do seu titular.

A fim de dotar os médicos veterinários do conhecimento das funcionalidades e requisitos de funcionamento do SIAC, está a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, em colaboração com o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários, realizar em todo o País acções de divulgação/formação.

Para mais informações, contacte a Escola Agrícola da Madeira, através do número de telefone 291 145 455 ou do endereço de correio electrónico [email protected].

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Nova perturbação polar.
Próximo 11.º Wine in Azores realiza-se este fim-de-semana em São Miguel

Artigos relacionados

Nacional

APROLEP pede articulação com Governos dos Açores e de Espanha para encontrar solução para “a crise do preço baixo do leite”

2018 terminou com um preço médio de 31,8 cêntimos por kg de leite pago aos produtores nacionais, um valor que fica 4 cêntimos abaixo da média comunitária, […]

Últimas

Estado de alerta em Portugal Continental passa para laranja às 0h de domingo

Os 10 distritos de Portugal Continental que estavam em alerta vermelho passam para laranja às 0h de domingo, estado em que fica assim a totalidade do território nacional, […]

Notícias fitofarmacêuticos

Bruxelas quer reduzir em 50% o uso de pesticidas até 2030

Comissão Europeia lançou duas estratégias para travar a perda de biodiversidade e reforçar a sustentabilidade da cadeia alimentar […]