A edição n.º 67 do PINUSPRESS começou a chegar esta semana às caixas de correio dos seus subscritores!
O artigo principal apresenta os resultados da terceira atualização do Barómetro de Investimento Florestal. Em 2025, este índice registou um valor de 0.45, revelando uma evolução ligeira nos quatro indicadores avaliados e confirmando que a execução das políticas florestais continua, na generalidade, abaixo das metas definidas.
Produzido anualmente pelo Centro PINUS e a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável -, o Barómetro de 2025 evidencia que, desde a última edição, não houve melhorias nos mecanismos de reporte público, sendo particularmente alarmante que o país continue distante das metas estabelecidas para a gestão de combustível.
Sendo também o último PINUSPRESS do ano, esta é uma edição natalícia que mantém o mote da noite de consoada dos habitantes do pinhal, este ano, dedicada ao Camaleão-comum. Esta espécie abriga-se nos pinhais costeiros algarvios e pode ser observada, por vezes, camuflada entre os ramos e as agulhas do pinheiro-bravo, como por exemplo, na Mata Nacional de Vila Real de Santo António.
A ilustração que serve de capa nesta edição, baseia-se numa fotografia cedida pela Associação Vita Nativa que desenvolve, há vários anos, projetos de sensibilização junto da comunidade sobre a importância de conservação desta espécie e os fatores de ameaça que atualmente enfrenta.
Na seção de notícias, destacamos o lançamento do quarto manual “Controlo de acácia-austrália em pinhal-bravo”, do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo, bem como o novo relatório do Centro PINUS sobre o Impacto económico dos Incêndios de 2025 na Fileira do Pinho. Recordamos ainda as mais recentes novidades da PINUSLAND e a visita do Secretário de Estado das Florestas às plantações de Pinus taeda na Galiza.
Não perca todas as novidades na edição digital do PINUSPRESS 67, disponível aqui.
Receba a edição em papel gratuitamente pelo correio. Escreva-nos com o seu pedido e a morada de envio para: info@centropinus.org
→ Aceda aqui ao documento ←
Fonte: Centro PINUS










































