O novo PINUSPRESS n.º 65 acaba de chegar às caixas de correio dos nossos subscritores!
Na edição de primavera do boletim informativo do Centro PINUS, apresentamos a nova geração de pinheiros-bravos que produzirá mais resina, desenvolvida no âmbito do projeto RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional.
O artigo principal dá a conhecer o ensaio clonal, instalado por enxertia, que permitirá avaliar o ganho genético da produção de resina, relatando ainda as várias etapas deste novo programa nacional de melhoramento genético dedicado à resina.
Com a liderança científica do INIAV, este projeto de I&D tem o envolvimento do Centro PINUS, do ICNF, da ESAC e da UTAD, além da participação de outras entidades com vasta experiência no setor florestal que integram este programa, mais uma aposta na valorização do pinhal-bravo. Damos voz a estes interlocutores neste PINUS TV “Pinheiros do Futuro: mais produção de resina com o RN21”, recentemente publicado.
Já na seção de notícias, destacamos os acontecimentos do último trimestre, como a reportagem da RTP sobre a gestão florestal em áreas de minifúndio, financiada pelo projeto-piloto Vales Floresta, que incluiu uma entrevista a João Gonçalves, presidente da Direção do Centro PINUS. Recordamos ainda o lançamento do terceiro manual da série dedicada à gestão de invasoras em pinhal – a edição técnica sobre o controlo da acácia-mimosa, publicada pelo Centro de Competências do Pinheiro-Bravo -, bem como a ação de voluntariado que decorreu na PINUSLAND com os Escuteiros 919 da Lamarosa para controlo de espécies invasoras. Ambas as iniciativas tiveram lugar durante a SEI 2025.
Fique por dentro destas e de outras novidades na edição digital do PINUSPRESS 65, disponível aqui.
Se pretender receber, gratuitamente, a edição em papel pelo correio. Basta escrever-nos com o seu pedido e a morada de envio para: info@centropinus.org
Fonte: Centro PINUS