Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Créditos: Jorge Oliveira

    Estratégia Água que une vai ser gerida pelo Ambiente de braço dado com Agricultura

    Plano para a água avança em Janeiro e trava transvases do Norte para o Sul

    agricultura tractor pesticida

    Estudo influente sobre glifosato retirado após décadas de alertas de envolvimento da Monsanto

    Cinco laboratórios inspecionados devido a peste suína africana em Espanha

    Ministério da Agricultura e Mar anuncia Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para o 2.º semestre de 2026

    Luís Mira: “Quem cumpre não tem de ficar preocupado com as mudanças na Lei do Trabalho”

    Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroativos desde janeiro

    Novo Quadro Europeu de Resiliência às Alterações Climáticas – Consulta Pública

    cacho de uvas verdes

    Tribunal decreta suspensão dos funcionários da Comissão dos Vinhos Verdes detidos

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Sobre a modernização das regras relativas ao bem-estar dos frangos

    José Martino

    De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Porcino de capa blanca: bajada histórica en los precios

    07/12/2025

    Corderos: una mayor demanda eleva los precios a niveles históricos

    07/12/2025

    Vacuno: sigue la tendencia alcista en los precios

    07/12/2025

    Almendras: sin apenas cambios en las cotizaciones en origen

    06/12/2025

    Aceite de oliva: de todo un poco en los precios en origen

    06/12/2025

    Comissão Europeia quer enfraquecer leis dos pesticidas, alerta associação Quercus

    05/12/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Créditos: Jorge Oliveira

    Estratégia Água que une vai ser gerida pelo Ambiente de braço dado com Agricultura

    Plano para a água avança em Janeiro e trava transvases do Norte para o Sul

    agricultura tractor pesticida

    Estudo influente sobre glifosato retirado após décadas de alertas de envolvimento da Monsanto

    Cinco laboratórios inspecionados devido a peste suína africana em Espanha

    Ministério da Agricultura e Mar anuncia Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para o 2.º semestre de 2026

    Luís Mira: “Quem cumpre não tem de ficar preocupado com as mudanças na Lei do Trabalho”

    Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroativos desde janeiro

    Novo Quadro Europeu de Resiliência às Alterações Climáticas – Consulta Pública

    cacho de uvas verdes

    Tribunal decreta suspensão dos funcionários da Comissão dos Vinhos Verdes detidos

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Sobre a modernização das regras relativas ao bem-estar dos frangos

    José Martino

    De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Porcino de capa blanca: bajada histórica en los precios

    07/12/2025

    Corderos: una mayor demanda eleva los precios a niveles históricos

    07/12/2025

    Vacuno: sigue la tendencia alcista en los precios

    07/12/2025

    Almendras: sin apenas cambios en las cotizaciones en origen

    06/12/2025

    Aceite de oliva: de todo un poco en los precios en origen

    06/12/2025

    Comissão Europeia quer enfraquecer leis dos pesticidas, alerta associação Quercus

    05/12/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

E a sua marca, o que quer ser quando for grande?

por Vida Rural
15-10-2016 | 06:30
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

[Fonte: Vida Rural] Criar um nicho de mercado pode ser o segredo para crescer, como mostra a incrível história de sucesso da australiana Yellow Tail.

No mercado dos vinhos, saturado de marcas, os produtores vinícolas competem entre si em fatores que pouco mudaram ao longo de séculos – preço, castas, regiões, envelhecimento – disputando quotas de mercado e lucros cada vez menores.

Concorrer entre si, é a estratégia clássica para vencer no mercado. Mas em 2005 dois professores de estratégia e gestão do INSEAD desafiaram esta visão. Num livro se tornou um bestseller, W. Chan Kim e Renée Mauborgne afirmaram que o sucesso duradouro vem, não da luta entre concorrentes, mas da capacidade de criar nichos de mercado inexplorados, a que chamaram “oceanos azuis”.

Um  “oceano azul” é um nicho onde a marca fica livre para crescer, sem ter de se focar na concorrência. Esta estratégia inspira-se em exemplos práticos, como o incrível caso de sucesso da marca de vinhos australiana Yellow Tail, a marca com o crescimento mais rápido da história da indústria do vinho. E dá ferramentas que qualquer produtor pode usar.

Para se destacar deve tentar responder à pergunta “quem são os meus clientes? O que quero que pensem da minha marca?”

Pense nos clientes primeiro

Milhares de produtores vinícolas em todo o mundo apresentam-se de forma genérica, do tipo “Somos um produtor familiar, escolhemos as melhores uvas para fazer um vinho de qualidade”. Segundo o especialista de branding Sasha Strauss “isto equivale a dizer ao consumidor que é apenas mais um a fazer exatamente o mesmo.”

Para se destacar deve tentar responder à pergunta “quem são os meus clientes? O que quero que pensem da minha marca?” Foi este o segredo do sucesso da Yellow Tail, a marca criada por um pequeno produtor familiar australiano que soube perceber o consumidor para tocar nos “botões certos”.

A história começou em 1994 em Yenda, uma aldeia a oeste de Sydney, quando John Casella herdou de seus pais a direção da Casella Wines. Fillipo e Maria eram dois emigrantes italianos que produziam vinho para venda a granel desde os anos 60. Mas John tinha uma estratégia mais ambiciosa: formado em enologia, sonhava criar uma marca para exportar para os EUA.

John Casella aumentou a capacidade de 200 toneladas de mosto para 20.000 toneladas, comprando produção local e procurou um distribuidor americano. A WJ Deutsch & Sons aceitou o seu desafio e juntos resolveram produzir um vinho exclusivamente para os consumidores americanos.

Em vez de tentar competir mano a mano com marcas estabelecidas no mercado, decidiram chegar ao consumidor que não bebia vinho habitualmente, facilitando a sua vida. Assim nasceu a marca Yellow Tail em 2001.

Começaram com apenas um vinho tinto (Syrah) e um branco (Chardonnay) com um estilo fácil. O preço apontava ao consumo diário, a screwcap dispensava saca-rolhas e em nenhum lado no rótulo mencionavam a origem, estágio ou vinificação, que consideraram intimidantes para as pessoas que não bebem vinho habitualmente.

A imagem descontraída, com um canguru colorido, inspirou-se natureza australiana. John diz que a ideia para o nome foi dele. Ao folhear o dicionário viu o nome “yellow tail” entre parênteses: era o nome comum de um tipo de canguru australiano e decidiu manter os parênteses para o destacar.

Até na distribuição se posicionaram de forma despretensiosa: desafiavam a conhecer a Austrália de forma entusiástica e divertida, até para quem não tinha experiência na venda de vinho. Ofereciam chapéus e coletes de explorador, o que incentivou a recomendar Yellow Tail.

Hoje possui a linha de engarrafamentomais rápida do mundo: 36 milgarrafas por hora

Hoje possui a linha de engarrafamentomais rápida do mundo: 36 milgarrafas por hora

No início a marca foi construída boca-a-boca. O simpático canguru colorido desencadeava a compra inicial. Mas foi o estilo fácil e a qualidade consistente que criou clientes fieis. Em 2001 vendeu 112,000 caixas, número que cresceu para 7.5 milhões em 2005. Em apenas 4 anos os vinhos Yellow Tail tornaram-se parte da vida americana, introduzindo muitos novos consumidores ao prazer de beber vinho. Um fenómeno que surpreendeu e confundiu até os inovadores produtores da Califórnia.

Factores do sucesso da Yellow Tail

1)  Eliminar fatores tidos como certos, mas que não acrescentam valor. Ao perceber que o envelhecimento e taninos intimidavam os consumidores, os Casella decidiram centrar esforços noutras qualidades.

2)  Simplificar para limitar a margem de erro: A gama Yellow Tail começou com apenas um vinho branco e um tinto.

3)  Exceder as expectativas: Yellow Tail oferece um perfil de vinho muito agradável por um bom preço. E envolveu os distribuidores com uma aproximação amigável.

4)  Criar valores nunca antes oferecidos. Yellow Tail ligou o ato de beber vinho a novas experiências: facilitou a escolha, associou o vinho à diversão e aventura.

Para saber mais sobre Wine Marketing e Enoturismo, clique aqui.

O post E a sua marca, o que quer ser quando for grande? aparece primeiro no Vida Rural.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Governo apresenta plano de combate ao desperdício alimentar no final do ano

Próxima Publicação

É tempo de valorizar o seu vinho lá fora.

Artigos Relacionados

Créditos: Jorge Oliveira
Nacional

Estratégia Água que une vai ser gerida pelo Ambiente de braço dado com Agricultura

07/12/2025
Nacional

Plano para a água avança em Janeiro e trava transvases do Norte para o Sul

07/12/2025
Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Sobre a modernização das regras relativas ao bem-estar dos frangos

07/12/2025
Próxima Publicação

É tempo de valorizar o seu vinho lá fora.

Discussão sobre este post

Opinião

Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Sobre a modernização das regras relativas ao bem-estar dos frangos

por Manuel Chaveiro Soares
07/12/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

De indefinições a decisões: o que falta à política agrícola portuguesa

por José Martino
03/12/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Ministério da Agricultura e Mar anuncia Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para o 2.º semestre de 2026

06/12/2025

Novo Quadro Europeu de Resiliência às Alterações Climáticas – Consulta Pública

05/12/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Dezembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31     
« Nov   Jan »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.