Duorum Vinhos é finalista do Prémio Europeu Natura 2020 

Duorum Vinhos é finalista do Prémio Europeu Natura 2020 

A Duorum Vinhos, do grupo João Portugal Ramos Vinhos, está entre os vinte e sete finalistas para o Prémio Europeu Natura 2000. Esta é a única produtora de vinhos e iniciativa privada que concorre para obter a distinção europeia.

O prémio foi criado pela Comissão Europeia para celebrar e promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa e pretende reconhecer a excelência na gestão e promoção de iniciativas que se insiram na Rede Natura 2000 do espaço europeu, bem como as iniciativas de consciencialização da sua importância e dos seus benefícios para os cidadãos europeus.

“As vinhas da Duorum encontram-se integradas na Rede Europeia de Conservação da Natureza (Natura 2000) e são, por isso, marcadas por elevados padrões de exigência e conduta ambientais e vitivinícolas que foram desde o início do projeto, em 2007, assumidos pela João Portugal Ramos Vinhos”, refere o grupo em comunicado.

Na categoria “Benefícios Socioeconómicos”, o projeto Duorum vê reconhecido o seu papel ativo no desenvolvimento rural com impacto nas comunidades locais, que segundo o grupo, resulta das “atividades que apoiam os produtores locais e o uso de recursos naturais, fomentando o emprego, novas fontes de rendimento às comunidades locais e combatendo o despovoamento do interior, numa das zonas mais pobres do país”.

Além do prémio atribuído por um júri, o projeto Duorum está também a votação para escolha do público em geral, no Prémio de Cidadania Europeia, até dia 15 de setembro, na página oficial da Rede Natura 2000.

Os vencedores das cinco categorias do Prémio Natura 2000 serão revelados a 14 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Pandemia teve um impacto de 180 milhões de euros no setor das plantas e flores
Próximo Bombeiros de Mirandela estão preparados para combate aos incêndios, garante a direção

Artigos relacionados

Nacional

Há dinâmica, juventude e inovação na produção de prunóideas

A Cova da Beira continua a ser a região de excelência para a produção de prunóideas em Portugal, nomeadamente a cereja e o pêssego e foi precisamente a cidade da Covilhã […]

Nacional

Alqueva: APBA propõe medidas para a Política da Água

No seguimento dos últimos acontecimentos (crescente adesão ao regadio, elevado numero/área de regantes precários, eventuais restrições quanto ao uso da água e imagem menos positiva do EFMA), […]

Eventos

Webinar: Sessão de Abertura da Escola de Queijeiros – 26 de outubro

A Escola de Queijeiros, atividade integrada no Programa de Valorização do Queijo da Região Centro, iniciar-se-á no próximo dia 26 de outubro, na Sessão Pública de Abertura, a realizar-se na […]