DOURO TGV 2018 – Turismo/Gastronomia/Vinho em debate, à prova e à mesa – 23 a 25 de Maio 2018 – Vila Real.

DOURO TGV 2018 – Turismo/Gastronomia/Vinho em debate, à prova e à mesa – 23 a 25 de Maio 2018 – Vila Real.

Depois de uma acelerada estreia em 2017, o fórum ‘Douro TGV’ retoma a viagem para a sua segunda edição com paragem em Vila Real. A bordo levará, uma vez mais, as siglas de ‘Turismo’, ‘Gastronomia’ e ‘Vinho’, trilogia que irá afirmar-se em debate nos dias 23, 24 e 25 de Maio, no Palácio do Governo Civil, na principal capital de distrito de Trás-os-Montes. A organização está a cargo do Regia Douro Park (*) que, assim, pretende munir os actuais e futuros players destes sectores de ferramentas para fazerem mais e melhor em cada uma das três áreas.

Como o próprio nome do evento sugere, cada um dos dias do ‘Douro TGV’ é dedicado a uma das áreas de debate: Turismo no primeiro dia, a 23 de Maio; Gastronomia no segundo dia, a 24 de Maio; e, por fim, mas não menos importante, o Vinho, a 25 de Maio.

O Turismo no Douro TGV

Na ordem dos trabalhos vão estar em discussão três temáticas distribuídas pelos três dias deste evento. ‘Na Rota de uma Promoção Conjunta’ (quarta-feira, dia 23 de Maio de 2018) será destacado o papel das instituições e das ferramentas indispensáveis na promoção da Região Demarcada do Douro de uma forma global para, prontamente, dar resposta a perguntas pertinentes: Teremos mais sucesso se nos unirmos? O que nos falta para sermos mais conhecidos e mais visitados?

A Gastronomia no Douro TGV

‘Azeite, um Produto D’Ouro’ (quinta-feira, dia 24 de Maio de 2018) trará à tona as potencialidades de um produto cuja qualidade é, cada vez mais, objecto de análise e avaliação por parte de entendidos na matéria, em particular, pelo jornalista Edgardo Pacheco, autor do ‘Guia Os 100 Melhores Azeites de Portugal’ e recentemente premiado, neste âmbito, pela revista Grandes Escolhas. Por outro lado, começa a haver maior cuidado por parte dos produtores, sobretudo aquando do processo de produção. Paralelamente a esta realidade, o azeite começa a ganhar terreno na vida dos portugueses. Mas quando ocupará o seu devido território? Esta e a outras questões serão abordadas e devidamente respondidas por quem de direito.

Ainda durante este painel, haverá uma prova de azeites, conduzida e comentada pelos três especialistas em palco – os portugueses Francisco Pavão e Edgardo Pacheco; e a brasileira Patrícia Galisini –, à qual se segue a degustação de outros produtos gastronómicos em que este líquido dourado é um dos ingredientes da receita (pão, gelados, chocolates, entre outros). Segue-se um divertido jantar, intitulado de “Cozinhar com os azeites! Ao vivo e a várias mãos.”, a ter lugar no restaurante Panorama, situado em pleno campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O público – que terá que se inscrever junto da organização – vai ditar quais as iguarias mais saborosas, no que toca à presença de azeite.

O Vinho no Douro TGV

Estará a Região Demarcada do Douro atenta às alterações climáticas? Porque não é permitido regar a vinha na RDD? A rega influenciará negativamente as uvas e os vinhos do Douro? Certamente que surgirão mais perguntas face ao tema ‘A Seca de um Bem Líquido’ (sexta-feira, dia 25 de Maio de 2018). Na manhã do mesmo dia terá lugar o ‘II Concurso de Vinhos Douro TGV’. A tarde vai ser dedicada à prova de vinhos, não apenas do Douro – todos os produtores estão convidados e são bem-vindos, sendo que o foco está nos produtores do Douro ou cujos produtores ou enólogos se tenham formado na UTAD –, e aos produtos da região – estes sim, em exclusivo de Trás-os-Montes e Douro – no âmbito da ‘Douro TGV 2018 :: Mostra de Vinhos e Sabores’, durante a qual vai ser feito o anúncio e a entrega de prémios do ‘II Concurso de Vinhos Douro TGV’.

Douro TGV com acesso gratuito

O ‘Douro TGV’ destina-se a todos os players cujas actividades abordem as áreas de turismo, gastronomia e vinho, mas em especial aos agentes e às gentes da região, como sejam os alunos e docentes da UTAD, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego e de outras instituições de ensino, cujos alunos são os futuros embaixadores da região.

O acesso é gratuito, mas implica inscrição prévia, que deve ser feita através do número de telefone 259 308 200 ou do e-mail [email protected] Para o efeito, quem quiser marcar presença no evento basta indicar qual ou quais os dias em que pretende participar.

(*) Sobre o Regia Douro Park:

O Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real foi inaugurado em Maio de 2016 e está focado nas áreas agroalimentar, agroindustrial, enologia, vitivinicultura, economia verde, valorização ambiental e tecnologias agroambientais. Promovido pelo Município de Vila Real, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Portuspark – Rede de Parques Tecnológicos e Incubadoras assume-se como um pilar de desenvolvimento económico integrado, apostando nas fortes valências da UTAD e da região. Constitui uma nova centralidade empresarial no Douro. O Parque conta com múltiplas valências de suporte a empreendedores e empresas, projetos empresariais, investidores nacionais e internacionais, promoção da investigação, assim como desenvolvimento e transferência de tecnologia e conhecimento. Contempla uma Incubadora-Aceleradora de Empresas, um Centro de Negócios (Douro Business Center), um Polo Tecnológico de Excelência, e Lotes Industriais.

Comente este artigo
Anterior SIMAB - CEO do Grupo SIMAB eleito para Board da WUWM
Próximo InovCluster repete presença em Barcelona, numa das maiores montras europeias do Agroalimentar

Artigos relacionados

Eventos

1,2 mil milhões de cooperativas celebram 96º Dia Internacional das Cooperativas

CONFAGRI organiza sessão comemorativa em Portugal.
No próximo dia 7 de julho, cooperadores de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas, este ano subordinada ao tema “Sociedades Sustentáveis através da Cooperação”. […]

Eventos

ISA: Dia Aberto 2019 – 8 de maio – Lisboa

[Fonte: Instituto Superior de Agronomia]

Destinado aos alunos a partir do 10º ano

O próximo Dia Aberto realizado pelo ISA terá lugar em 8 de maio de 2019. […]

Sugeridas

UNAC: Fatores Críticos na Rentabilidade do Pinheiro Bravo – 19 de Junho 2017 – Castelo Branco

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica vai realizar, no próximo dia 19 de junho em Castelo Branco, no CEI – […]