Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
Nome da empresa: Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
Descrição:

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fundada em 1954, com a principal missão de dar resposta competitiva à transformação em azeite das produções de azeitona dos seus fundadores.

As operações de transformação iniciaram-se, então, a partir da compra de um pequeno lagar de prensas.

No entanto, a crescente adesão de novos cooperadores depressa exigiu a sua expansão, concretizada através de nova aquisição de outro lagar, já de maior capacidade.

Até que, em 1987, necessitando aumentar novamente a sua capacidade de laboração, a Cooperativa fez uma terceira aquisição, desta vez à Sociedade dos Azeites de Moura, que nessa altura possuía um lagar mais moderno e com capacidade de moenda de cerca de 230 toneladas de azeitona por dia.

Pode, pois, concluir-se que a estratégia  de desenvolvimento da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, aumentando progressivamente a sua capacidade de laboração através de sucessivas aquisições de outros lagares, confirma, afinal, um caso paradigmático de sucesso da forma de organização cooperativa, como aquela que melhor defende os interesses dos agricultores, isto é, a que melhor remunera e escoa com maiores vantagens as suas produções para os mercados.

Telefone: 285 250 720
Comente este artigo