A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, evento que decorre até domingo no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebeu 1600 crianças das escolas do concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém e da CAP no âmbito da campanha PAC4ALL, que tem como intuito explicar aos mais novos a importância da Agricultura e os objetivos da Política Agrícola Comum.
Hoje, dia do Município de Santarém, estiveram presentes produtores locais no stand da Câmara e decorreram várias atividades como atuações de grupos e bandas musicais, espetáculos, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica acrobática, entre outras atividades num dia recheado de animação.
A campanha PAC4ALL na FNA 23 contou com várias atividades, como o percurso no campo de cultivo, nos animais de raças portuguesas (bovinos, ovinos, suínos e caprinos), visitas a expositores, assim como uma sessão de animação no grande auditório, com filmes música e entrega de brindes.
Presidente do Chega visita Feira Nacional de Agricultura
O Presidente do Chega, André Ventura, esteve hoje na Feira Nacional de Agricultura para visitar o evento e contactar com os empresários agrícolas que apostam na FNA 23 para promover os seus negócios.
Em declarações aos jornalistas, o líder do Chega afirmou que “existe um grande problema com a água que está a levar ao abandono da agricultura” e apelou para a execução dos fundos do PRR.
“É necessário aproveitar esta oportunidade para uma mudança na agricultura, nomeadamente em matéria de água. A execução do PRR tem sido uma tragédia para a agricultura. É provavelmente a maior oportunidade perdida em décadas e o governo podia ter aproveitado os milhões de euros que existem para serem distribuídos”.
O Presidente do Chega disse ainda que o partido a que pertence, assim como a CAP, propuseram que “uma parte do valor do PRR fosse canalizado para investir na agricultura, especialmente para aproveitamento da água.”, pretensão à qual não obtiveram resposta.
Conversas de Agricultura
Integrada no ciclo Conversas de Agricultura decorreu hoje a Conferência Global de Avicultura que teve como intuito proporcionar aos profissionais e a todos os interessados fazerem o balanço da realidade do setor avícola e discutir os seus principais problemas e desafios. A discussão contou com a participação de Paulo Portas, Marc Vidal (All Rework), Susana Pombo (Direção Geral de Veterinária) , Paulo Mota (Presidente da ANAPO), entre muitos outros.
No seminário “Aplicação dos Planos estratégicos da Política Agrícola Comum em Portugal e na Europa”, promovido pela CAP, fez-se um balanço dos primeiros meses e a conclusão não é positiva, já que a percentagem de execução é muito baixa.
No colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor”, co – organizado pela ANSEME, CAP e CIB, o objetivo foi debater a utilização de novas ferramentas que permitam produzir mais alimentos de uma forma mais sustentável.
“Inovação Biotecnológica ao serviço da agricultura”, colóquio planificado pela CAP e PBIO, teve como intuito apresentar e debater algumas soluções biotecnológicas que possam trazer inovação à agricultura, à bioeconomia, ao sistema agro-alimentar e florestal.
Realce ainda para o seminário promovido pela FNAP “Apoios ao Sector Apícola na União Europeia” e para as sessões “Biosegurança em efetivos bovinos “ e “Bem Estar Animal ACBRA”, a cargo da Plurivet.
Durante o dia, decorreram várias sessões de Showcooking no Auditório Provas na Cozinha na Nave A, demonstrações de toureio e treinos de forcados no redondel, largadas de toiros na manga e a animação tradicional a cargo do “Grupo de Música Mazorros (Póvoa da Isenta). O dia finalizou com a atuação dos D.A.M.A.
Amanhã, dia do Município da Chamusca, ranchos folclóricos, grupos de música tradicional, danças de salão, demonstração de toureio, e ações de showcooking estão em destaque na FNA 23.
Fonte: FNA 23