Desenvolvimento de projectos estratégicos na área da corti�a Corticeira Amorim e Experimentadesign em parceria
Respondendo ao repto lan�ado pela CORTICEIRA AMORIM, l�der mundial da ind�stria da corti�a, a experimentadesign concebeu um conjunto de iniciativas, a desenvolver ao longo de 2010 e 2011, que visam elevar o perfil da corti�a, perspectivando novos e mais arrojados produtos e utiliza��es com base nas suas mais-valias transversais e car�cter eminentemente sustent�vel, vers�til e user friendly.
Assumindo o design como ferramenta operativa e diferenciadora, a experimentadesign associa-se � CORTICEIRA AMORIM, visando conquistar um novo territ�rio no panorama da criatividade contempor�nea.
Sob a coordena��o da experimentadesign, respons�vel pela formula��o dos conceitos originais, pela direc��o art�stica e estratégica, bem como pela selec��o dos criadores convidados, são idealizados dois projectos que envolvem a comunidade de designers e talentos criativos, estabelecidos e emergentes, numa nova din�mica de mercado para a corti�a:
O primeiro pretende alavancar a notoriedade da corti�a e da CORTICEIRA AMORIM no mercado global, estando previsto a apresentação dos criadores convidados e do conceito em meados deste ano, devendo o desenvolvimento e apresentação dos resultados prolongar-se ao longo de 2011.
O segundo visa a criação de uma colec��o inovadora de objectos em corti�a sustent�veis capazes de colocarem a corti�a ao servi�o dos mais diversos usos, tornando-a parte das ac��es quotidianas de cada um. Sob co-direc��o art�stica de Filipe Alarc�o, foram convidados dez designers, seis portugueses e quatro estrangeiros: Fernando Br�zio, Miguel Vieira Baptista, Filipe Alarc�o, Marco Sousa Santos, Daniel Caramelo e o atelier Pedrita, a que se juntam os Big-Game (Su��a/B�lgica), Inga Semp� (Fran�a), Nendo (Jap�o) e Raw Edges (Israel/Reino Unido). A apresentação dos resultados/produtos em Portugal ocorrer� no �ltimo trimestre de 2010.
Em termos gerais, pretende-se que estas ac��es catalisem a percep��o da imagem da corti�a e conquistem novos territ�rios no panorama mundial, afirmando o papel decisivo de Portugal neste sector. O objectivo central � produzir e difundir produtos que contribuam para o reposicionamento da corti�a, explorando as suas inúmeras mais-valias enquanto matéria-prima de excel�ncia no s�culo XXI, assim se capitalizando todo a expertise detida pela CORTICEIRA AMORIM, l�der Também no know how associado � fileira da corti�a.
A actividade da experimentadesign, conhecida pelo seu principal projecto, a bienal EXD, que celebrou 10 anos em 2009, tem permitido criar uma importante rede de criadores nacionais e internacionais de renome e um inquestionível. know how na área do design estratégico. Esta parceria entre um dos principais grupos empresariais nacionais e uma entidade da esfera das ind�strias criativas constitui uma refer�ncia para o refor�o do di�logo entre as empresas e os criadores, numa perspectiva de incorpora��o de mais-valias criativas e de design no tecido produtivo, revitalizando-o a com a introdu��o de novas metodologias e tecnologias.
Esta � uma parceria que se espera frut�fera e uma oportunidade de excel�ncia para uma interven��o directa da experimentadesign na realidade industrial portuguesa, que irá certamente contribuir para capitalizar o trabalho pioneiro da CORTICEIRA AMORIM na sua área de actua��o, sublinhando o seu empenho na transforma��o, promo��o e valoriza��o da corti�a, uma actividade com s�culos de tradi��o a que a CORTICEIRA AMORIM vem juntando I&D, know how e criatividade num vasto portfolio de produtos e solu��es sustent�veis de irrepreens�vel performance t�cnica.
A CORTICEIRA AMORIM estima que o desenvolvimento destes dois projectos propiciar� a renova��o da imagem da corti�a e a sensibiliza��o para as suas singulares caracterásticas e potencial enquanto material. Estas iniciativas fomentar�o um contexto extremamente positivo � incorpora��o da corti�a em novas solu��es para organizações/empresas globais possibilitando uma extensão natural, ecol�gica e sustent�vel da respectiva oferta.
Fonte: CV&A
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