Está criada através do Decreto-Lei n.º 43/2021, publicado em Diário da República no dia 7 de junho, a Associação “Saber Fazer”, entidade vocacionada para as tecnologias das artes e ofícios tradicionais, com vista à salvaguarda, continuidade, inovação e desenvolvimento sustentável das artes e ofícios nacionais. Nesta associação, em representação do Ministério da Agricultura, encontra-se o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Com sede nos serviços centrais do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), em Portalegre, a Associação “Saber Fazer” surge na sequência do Programa «Saber-Fazer», aprovado em Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2020, de 23 de outubro, que contém a estratégia nacional para as artes e ofícios tradicionais para os anos 2021-2024 e que vem estabelecer as medidas para a salvaguarda, o reconhecimento e o desenvolvimento sustentável da produção artesanal, assentes em três principais eixos: transversalidade, territorialidade e tecnologia.
Os objetivos centrais deste Programa passam por assegurar a transferência de conhecimento para as novas gerações, promover a inovação estratégica e qualificação de produtos e a respetiva valorização cultural e económica, no âmbito dos mercados nacional e internacional, bem como promover o turismo cultural, designadamente através da criação de roteiros turísticos.
Consulte a legislação: Decreto-Lei n.º 43/2021, de 7 de junho