Covid-19: Feira do queijo de Celorico da Beira ‘online’ com “bons resultados”

Covid-19: Feira do queijo de Celorico da Beira ‘online’ com “bons resultados”

O presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira disse hoje que a Feira do Queijo Serra da Estrela que decorreu em formato inteiramente digital, entre 28 de fevereiro e 28 de março, obteve “bons resultados”.

Segundo a autarquia de Celorico da Beira, o número de vendas de queijo na loja ‘online’ “Celorico com Gosto” (acessível em https://www.celoricocomgosto.pt/) “foi de 573 artigos, em 30 dias”, um resultado que superou as expectativas.

Os queijos foram vendidos pelo município na plataforma ‘online’ que abriu no dia 28 de fevereiro, para promoção e venda de queijo Serra da Estrela e que posteriormente será alargada a outros produtos locais.

A 42.ª edição da Feira do Queijo da Serra da Estrela de Celorico da Beira decorreu este ano num formato inteiramente digital, devido à pandemia de covid-19, mas, segundo a organização, manteve a sua principal essência: a promoção e valorização do queijo e dos seus produtores.

O presidente do município de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, disse hoje à agência Lusa que a autarquia faz um balanço “positivo” do evento.

“Foi um mês de bons resultados, que nos obrigou a fazer das dificuldades oportunidades e oportunidades de futuro. E estou a lembrar-me da plataforma digital ‘Celorico com Gosto’ em que, neste espaço de tempo, vendemos sensivelmente 600 unidades de queijo só através dessa plataforma, fora as outras vias”, sublinhou.

A logística, embalamento e expedição dos produtos vendidos ‘online’ foi suportada pelo município de Celorico da Beira, que protocolou com os CTT o serviço de entregas.

Carlos Ascensão reconhece que a autarquia que lidera criou “uma ferramenta para o futuro, que é para ficar”.

“Em outros certames posteriores [a plataforma digital] será, a par da feira e da festa tradicional [do queijo Serra da Estrela], uma forma de chegarmos mais longe, chegarmos à casa das pessoas e ao mundo inteiro”, vaticina.

O autarca adiantou que os produtores que participaram na feira do queijo digital de 2021 deram respostas positivas e a satisfação em geral “também é positiva”.

Alguns produtores “tiveram algumas reservas e não aderiram” ao certame ‘online’, mas, “depois de verem o sucesso dos outros, e depois de verem que é outra forma interessante de escoamento, de valorização e de comercialização do produto”, mostraram interesse em participar, rematou.

De 28 de fevereiro a 28 de março, o município de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, que se assume como ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’, organizou a 42.ª edição da Feira do Queijo, num formato inteiramente digital.

O evento incluiu uma programação que assentou em quatro eixos distintos e complementares: “Somos Produtores”, “Aprender com Valor”, “Bom Proveito!” e “Natura e Cultura”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.020.765 mortos no mundo, resultantes de mais de 141,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.946 pessoas dos 831.221 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comente este artigo
Anterior Portugal acolhe conferência regional do Fórum para o Futuro da Agricultura - 26 de maio
Próximo Qualifica4Agro premeia a inovação digital de 12 PME’s do Agroalimentar no Norte, Centro e Alentejo

Artigos relacionados

Últimas

Produtos tradicionais podem ajudar economias rurais, defende investigadora

A venda de artigos típicos e artesanais ou de produtos com denominação de origem protegida, nas lojas das cidades, são contributos essenciais para a revitalização das frágeis economias rurais. Esta […]

Últimas

Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica em vigor a partir de 6ª feira

[Fonte: Correio da Manhã]
A Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) foi ontem publicada, para entrar sexta-feira em vigor, […]

Nacional

‘Green Deal’. CEO da Jerónimo Martins Agro-alimentar defende que produção animal exige “maior disciplina” na resposta aos desafios

Na última conferência do ciclo para a concretização de uma visão estratégica para o agroalimentar em Portugal, promovida pela Lusomorango, à qual o Jornal Económico é media […]