Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, a comercialização de maçã da campanha anterior está prestes a terminar. A procura e a oferta têm sido fracas. A cotação da maçã “Golden Delicious” à saída de estação (SE) categoria I calibre 65-70 teve uma descida em 39%.
Em Entre Douro e Minho, área de mercado Grande Porto, a oferta diminuiu e a cotação do mirtilo biológico SE categoria I cuvete 125 g teve uma ligeira valorização em 10%.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, verificou-se uma subida das cotações do mirtilo SE categoria II cuvete 500g e 125g em 29% e 13% respetivamente. A oferta diminuiu e a procura foi maior. As exportações para a Europa Central, nomeadamente para Países Baixos, França e Alemanha, impulsionaram o mercado permitindo um escoamento mais fluido da produção regional.
Na Beira Interior, área de mercado Beira Interior, terminou a campanha de produção e comercialização do mirtilo.
Na área de mercado Cova da Beira, apesar de a oferta de pêssego ter aumentado, a produção dos informadores acompanhados foi enviada para as grandes superfícies e mercados abastecedores, onde foi valorizada. Assim, as cotações tiveram uma subida para o pêssego “Polpa Amarela” SE categoria II calibre B (61-67) em 56% e calibre A (67-73) em 14%. No caso das nectarinas, os contratos com as grandes superfícies fizeram baixar as cotações, dada a concorrência de produto de Espanha mais barato. Descida para a nectarina “Polpa Amarela” SE categoria II calibre B (61-67) em 39%, calibre A (67-73) em 20% e calibre AA (73-80) em 14%.
No Ribatejo e Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma subida da cotação do morango SE categoria II tamanho grado caixa em 13%, devido a um aumento da procura.
No Alentejo, área de mercado Beja, verificou-se uma descida da cotação da uva “Arra 30” e “Sugarone” em 11%, dado estar a aumentar a oferta.
Na área de mercado Odemira, verificou-se uma ligeira descida da cotação da framboesa SE categoria I cuvete de 125g em 10%. As cotações tiveram tendência a baixar ligeiramente dado os mercados do Norte da Europa terem mais oferta, e ter-se verificado menos procura de fruta do sul da Europa. A procura de morango diminuiu e a cotação do morango SE categoria II tamanho grado desvalorizou 11%
Frutos Secos
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a cotação do pinhão não teve alterações.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade, cotações estáveis. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações
estáveis.
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 21 a 27 de julho de 2025