Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, na semana em análise, e um pouco resultado da proximidade com o S. Martinho, a procura por castanha da região subiu, ainda que sem o impacto de anos anteriores. Existe algum desfasamento entre a oferta (que este ano reside essencialmente nos calibres intermédios) e a procura por calibres maiores. Prevê-se que esta semana tenha representado o pico das vendas de castanha na região. Entraram em campanha as variedades “Judia” e “Negral”.
Na área de mercado Bragança, a chuva afetou a qualidade da castanha, aumentou a taxa de defeito com muita quantidade rachada. A oferta foi menor e a cotação teve uma subida para a castanha “Longal” SP saco em 20%.
Na Beira Interior, área de mercado Guarda, a castanha apresentou má qualidade e desvalorizou para a “Martainha” SP saco 10-20 kg em 27% e “Longal” SP saco 10-20 Kg 21%.
No Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, não houve transações de pera “Rocha” SE categoria I calibre 60-65, nos operadores acompanhados.
No Alentejo, área de mercado Portalegre, terminou a campanha de produção da castanha.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização do abacate “Bacon”. A procura de laranja de inverno aumentou, a cotação da laranja “Newhall” valorizou em todos os calibres

Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, as quantidades transacionadas foram inferiores às verificadas na semana anterior. A amêndoa tem concorrência de produto de
outras regiões e de Espanha.
Na área de mercado Mirandela, a oferta de figo seco foi baixa e a procura m+edia/baixa. O escoamento está a ser efetuado pelos agentes económicos do ano anterior. O destino final deste produto é para os armazenistas dos grandes centros consumidores. As quantidades transacionadas foram inferiores às verificadas na semana anterior. Produto de boa qualidade. Concorrência com produto de Espanha.
Na área de mercado Bragança, a campanha de produção e comercialização da noz teve início na semana 45, com oferta e procura altas. Os jovens pomares estão a entrar em produção e estima-se uma produção ligeiramente superior em relação ao ano anterior em cerca 5%. Frutos com calibres mais pequenos e com baixa taxa de defeito.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, a campanha de 2025 para a avelã está a ser marcada por uma cotação significativamente mais elevada face ao ano anterior, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações estáveis.
Na Beira Interior, área de mercado Beira Interior, a campanha de produção e comercialização da avelã teve início na semana 41. Neste momento, atendendo à idade jovem da maioria dos pomares, a produção é baixa sendo a procura média/alta. A proximidade da época natalícia, também é propícia a uma maior procura. Ligeiro aumento das cotações.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, manutenção das cotações do pinhão, tendência para aumento da procura.
No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
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Cotações – Frutos frescos e secos – 3 a 9 de novembro de 2025












































