Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, a colheita de maçã da nova campanha teve início em agosto e a comercialização de maçã da campanha anterior foi residual. Existem poucos operadores com stock, parte está a ser enviado para a indústria e do que resta, verificou-se uma descida da cotação da “Golden Delicious” SE categoria II calibre 65-70 em 23%. O consumidor já procura por maçã da nova campanha (Royal Gala).
Na área de mercado Mirandela, a falta de qualidade e a procura por outras frutas, desvalorizaram a cotação do figo “Vindimo” branco/preto SP em 20%.
Na área de mercado Vilariça, verificaram-se dificuldades de escoamento do pêssego, nomeadamente para as grandes superfícies onde há concorrência de produto de Espanha, as cotações tiveram uma descida para o pêssego “Polpa Amarela” SE categoria I calibre B (61-67) em 32% e categoria II calibre C (56-61) em 31%.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, aproxima-se o fim da campanha de produção e comercialização do mirtilo.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Península de Setúbal, a procura de framboesa foi maior e a cotação subiu em 13% para a framboesa SE categoria I cuvete 125g.
No Alentejo, área de mercado Beja, verificou-se uma descida das cotações da melancia “Crimsonsweet” SP não calibrada em 41%, melão “Branco Espanhol” não classificado 20% e meloa “Gália” SP não classificada 14%. Aproxima-se o final das campanhas e registou-se concorrência de produto de Espanha.
Na área de mercado Mora, terminou a campanha de produção e comercialização do pêssego “Polpa Amarela”.
Na área de mercado Borba, a campanha de produção e comercialização da ameixa “Rainha Cláudia” decorreu entre as semanas 30 a 35.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da romã, uva “Alphonse Lavallé” e “Pallieri”. Terminou a campanha de produção e comercialização da uva “Cardinal”.
Frutos Secos
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a cotação do pinhão manteve-se estável.
No Algarve, a alfarroba da nova campanha apresentou tamanhos pequenos e já muito seca. Prevê-se que parte da produção fique por apanhar, cotações
sem alterações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 25 a 31 de agosto de 2025