Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 3 a 9 Agosto 2020

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 3 a 9 Agosto 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g), registaram um acréscimo em relação à semana anterior, respectivamente +10 e +7 cêntimos / kg. Estabilidade do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg).

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura animada, tendo a procura e o consumo de frango aumentado em relação à semana anterior, nomeadamente a procura de frango para churrasco. Apesar disso, a procura e consumo foram inferiores ao normal para a época do ano.

A relação oferta-procura apresenta-se equilibrada, pois os produtores têm adequado a produção às necessidades da procura. Estabilidade generalizada das cotações do frango abatido de todas as classes de peso. A procura de frango do campo diminuiu, tendo ocorrido uma redução da cotação +freq. (-10 cêntimos / kg). Estabilidade do peru abatido e da perna e peito de peru. Acréscimo da cot. mín. das galinhas vivas pesadas (+3 cêntimos / Kg).

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias, tendo a procura melhorado em relação à semana anterior. Subida quase generalizada das cotações do frango, +10 cêntimos / kg para o frango vivo e abatido das classes de peso de 700-900 g e de 900-1100 g e +15 cêntimos / kg para o frango abatido das classes de peso de 1100-1300 e >1300 g. Estabilidade do peru, vivo e abatido, da perna e peito de peru e ainda das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

Nota: 1) A partir da 1ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr. 2) Iniciou-se na semana 27 a recolha de cotações da perna e peito de peru nas duas regiões.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta foi suficiente para satisfazer a procura, que registou uma pequena melhoria em relação à semana anterior, sendo inferior ao normal nesta altura do ano.

A relação oferta-procura apresenta-se relativamente equilibrada nas duas áreas, uma vez que os produtores estão a ajustar a produção às necessidades da procura. A oferta de ovos das classes de peso S e M foi excedentária e a de ovos das classes L e XL insuficiente nas duas áreas. Estabilidade generalizada das cotações dos ovos, a peso e classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, nas duas áreas.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas. Nas últimas semanas, a procura e o consumo de ovo aumentaram na zona do Algarve e diminuíram na zona da Grande Lisboa, o que se ficou a dever ao período de férias. Completa estabilidade de cotações dos ovos, quer do ovo a peso, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 3 a 9 Agosto 2020
Próximo Covid-19: Produção de mel sofre quebra entre os 80% a 90% em Vila Pouca de Aguiar

Artigos relacionados

Últimas

Comitiva da ESAC esteve em missão em Moçambique

Uma comitiva da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) deslocou-se a Moçambique para a missão de avaliação intercalar do projeto “Enhancing community […]

Sugeridas

João Paulo Catarino vai ser secretário de Estado das Florestas

[Fonte: Jornal de Negócios] O socialista vai deixar a secretaria de Estado da Valorização do Interior para ser o próximo secretário de Estado das Florestas, […]

Nacional

Nova plataforma de conhecimento europeia visa a proteção da natureza e restauro dos ecossistemas

A Comissão Europeia lançou o Centro de Conhecimento para a Biodiversidade, uma nova plataforma que disponibilizará os conhecimentos mais recentes sobre biodiversidade para reforçar o impacto das políticas da UE. […]