Cooperativa Agrícola de Boticas entrega subsídios aos criadores de pequenos ruminantes

A Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib) procedeu esta quarta-feira, dia 15 de Janeiro, à entrega das compensações financeiras aos criadores de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos) do Concelho.

As compensações financeiras entregues visam fomentar a prática da pastorícia, através do aumento do número de animais e, consequentemente, de rebanhos, bem como a gestão combustível nos baldios.

Defesa da floresta contra incêndios

A Câmara Municipal de Boticas salienta que a criação de caprinos e ovinos é uma “actividade desenvolvida, sobretudo, nas zonas rurais e que, além da produção de carne e leite, permite também a gestão de matérias combustíveis em terrenos colectivos, contribuindo de forma preponderante para a defesa da floresta contra incêndios”.

Cooperativa Agrícola de Boticas

A Cooperativa Agrícola de Boticas foi fundada em 1952, no Município de Boticas, em Trás-os-Montes, com o objectivo de auxiliar os produtores agrícolas da região com os meios técnicos que lhes permitissem aumentar e melhorar a sua produção, centralizar as compras e promover a comercialização.

Actualmente a cooperativa tem mais de 1500 associados.

Ao longo dos anos a cooperativa foi-se expandindo e prestando um maior número de serviços aos seus associados. O grande destaque vai para a criação do Agrupamento de Produtores de Carne Barrosã e o Agrupamento de Produtores de Mel de Barroso em 1994, os quais expandiram as fronteiras municipais e regionais da Cooperativa que chega agora a mais de vinte municípios no Norte de Portugal.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Ministérios do Ambiente e Agricultura criam plano de avaliação das bacias hídricas do Alentejo
Próximo BovINE – Beef Innovation Network Europe

Artigos relacionados

Últimas

Argentina aposta em vinho em lata para concorrer com cerveja

A cava Santa Julia, pertencente à vinícola argentina Familia Zuccardi, anunciou uma novidade que está a provocou muita curiosidade no mercado de bebidas e que começa a ser uma tendência: o vinho em lata. […]

Últimas

Medidas para prevenção de contaminações por Salmonella

[Fonte: Alltech]
A Salmonella é uma das quatro principais causas de doenças diarreicas que afetam por ano 550 milhões de pessoas a nível mundial, […]

Sugeridas

Produção de tomate deverá ser das melhores de sempre

O INE estima que a produção de tomate em Portugal tenha atingido números recorde de 1,4 milhões de toneladas. Nas vindimas houve um decréscimo na produção de várias regiões, […]