Centeio com quebra de 5% na área semeada este ano e restantes cereais estáveis – INE

Centeio com quebra de 5% na área semeada este ano e restantes cereais estáveis – INE

A área semeada de centeio deverá diminuir 5% este ano e manter-se estável no que diz respeito ao trigo, triticale, cevada e aveia, segundo as previsões agrícolas divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Nos cereais de outono/inverno as sementeiras decorreram com atrasos pontuais, em particular nos solos mais sujeitos a encharcamento, apresentando um desenvolvimento normal para a época. Estima-se uma redução de 5% da área semeada de centeio, face a 2020, e a manutenção nos restantes cereais (trigo, triticale, cevada e aveia)”, apontam as previsões agrícolas a 31 de janeiro.

De acordo com o instituto estatístico, as sementeiras dos cereais de outono/inverno “foram condicionadas pelos períodos de precipitação de novembro e dezembro”, tendo de ser interrompidas quando os solos estavam encharcados.

Ultrapassadas estas “dificuldades pontuais” nas sementeiras, o INE diz terem ocorrido “boas germinações e emergências nos cereais de outono/inverno”, pelo que as previsões apontam para uma “tendência de estabilização” da área semeada que, desde 1986, decresceu a um ritmo médio anual próximo dos 6%.

No caso da aveia – cuja sementeira é mais precoce e apresenta, por isso, já um maior avanço no ciclo de desenvolvimento – estima-se a manutenção do rendimento unitário face a 2020.

Previsões Agrícolas: Produção de azeitona para azeite diminui 25% – Janeiro de 2021

Comente este artigo
Anterior Caçadores apelam ao Governo para que revisão da lei produza “frutos concretos”
Próximo POSEI: Federação Agrícola dos Açores intensifica ações de sensibilização junto dos atores legislativos da União Europeia

Artigos relacionados

Últimas

Newsletter de divulgação do Projeto Nutri2Cycle

No passado dia 4 de Outubro de 2019, foi divulgado e apresentado o Projeto Europeu Nutri2Cycle – Transição para uma agricultura com uso mais […]

Eventos

Apresentação do livro “Enxertia de Árvores de Fruto” de Raúl Rodrigues – 23 de outubro – Ponte de Lima

Raúl Rodrigues, professor da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), apresenta, no dia 23 de outubro, o livro “Enxertia de Árvores de Fruto” […]

Sugeridas

Direção-Geral de Veterinária alerta para agravamento da peste suína

DGAV pede aos produtores, comerciantes e veterinários o reforço da adoção de medidas preventivas. […]