O vinho de talha, uma tradição milenar, vai estar em destaque num certame em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, neste fim de semana, e cujo programa inclui um colóquio, um concurso e uma rota pelas adegas.
“Esta é a festa que marca aquilo que é a cultura e a tradição que tem passado de geração em geração, desde o tempo dos romanos, de forma interrupta e que se tem vindo a preservar ao longo de mais de dois mil anos”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Vitifrades – Associação de Desenvolvimento Local, Ricardo Bonito.
Organizado pela referida entidade, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila de Frades e da Câmara de Vidigueira, no distrito de Beja, a 26.ª edição das Festas Báquicas – Vitifrades vai decorrer, entre sexta-feira e domingo, em Vila de Frades, constituindo-se “a grande festa do vinho de talha”.
Para Ricardo Bonito, também presidente da Câmara Municipal da Vidigueira, as expectativas para a edição desde ano são altas, pois o certame “é uma atividade consolidada” e “uma festa em que as pessoas, de ano para ano, já deixam reservado o quarto do hotel [e] o restaurante”.
“Este ano temos uma obrigação acrescida no que diz respeito também a melhorar as condições do espaço [e] por termos como parceiro a Entidade Regional de Turismo, que entendeu que a Vitifrades é uma boa montra para promover aquilo que é o nosso Alentejo”, afirmou o responsável.
Do programa, o presidente destaca o Encontro TT, o colóquio “O vinho de talha e o enoturismo”, a Rota das Adegas, os espetáculos de cante alentejano e o 26.º Concurso “Os melhores vinhos de talha – Professor Francisco Colaço do Rosário”.
“É um concurso de extrema importância, [porque] é também uma prova da preservação do vinho de talha e da sub-região vitivinícola de Vidigueira, Cuba e Alvito, onde os produtores de vinho de talha põem os seus vinhos a concurso”, explicou.
Segundo Ricardo Bonito, este ano, o certame tem “cerca de 100 vinhos de talha a concurso” o que é um sinal da “vitalidade” do produto na região.
O cartaz musical apresenta as atuações de Brinde (sexta-feira, às 22:15), Bandidos do Cante (sexta-feira, às 23:30), Martinho Caeiro (sábado, às 20:00), Descendentes (sábado, às 22:00), Sonido Andaluz (sábado, às 23:00) e Improvisos do Sul (domingo, às 18:30).
A inauguração oficial está agendada para sexta-feira, dia 05, às 18:30 com a Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira e com as Bandas do Cante Aevid – polo de Vila de Frades.
Além de ‘workshops’, um passeio pedestre e a apresentação de um livro, o programa inclui ainda ‘showcookings’ com harmonizações vínicas e eventos paralelos em adegas da freguesia.










































