Os vinhos Casa de Santar voltaram a brilhar na edição deste ano do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão – Engarrafados 2025”, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, ao conquistarem seis importantes prémios: dois Platina, três Ouro e um Prata.
As duas Platinas foram atribuídas a vinhos que nascem na mais emblemática vinha do Dão – a vinha dos Amores – e são o Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2021 e Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2019. O Casa de Santar Reserva Tinto 2020 e os dois espumantes Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2017 e Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2017 arrecadaram Ouro. Já a Prata foi para o Casa de Santar Branco de Curtimenta 2023. Qualquer um destes vinhos pode ser encontrado à venda nas melhores garrafeiras e lojas gourmet, bem como lojas online.
“É na Vinha dos Amores que nascem os vinhos mais distintos da Casa de Santar e também dos mais premiados, da região e do país, pelo que é essencial continuarmos a cuidar e a preservar esta parcela emblemática e única. Estes prémios são, para toda a equipa, um grande orgulho por serem um reconhecimento do trabalho conjunto que enologia e viticultura têm vindo a desenvolver, ao longo dos anos, a aperfeiçoar técnicas e a selecionar as melhores uvas, de modo a criar vinhos de grande autenticidade e que traduzem a personalidade do terroir de onde são originários.”, refere o diretor comercial e de marketing, Miguel Rodrigues.
Está é já a 16.ª edição desta competição que reconhece, ano após ano, os melhores vinhos que são produzidos nos terroirs ímpares do Dão. De salientar que estiveram a concurso 173 vinhos, assinados por dezenas de produtores, que foram avaliados em prova cega por um renomado painel de 30 provadores, entre eles enólogos, sommeliers, jornalistas especializados e outros representantes do setor.
A gala do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão”, evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, decorreu há dias em Mangualde, onde marcaram presença alguns dos principais produtores da região. O objetivo desta iniciativa é, sobretudo, posicionar a região do Dão como uma das que consistentemente apresenta ao mercado vinhos de elevada qualidade e com uma identidade muito própria, que reflete bem a essência e o carácter da região.
Fonte: Casa de Santar