Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Barragens no Algarve com água para 4 anos, mas aquíferos continuam críticos

    vinho

    Região Vitivinícola do Dão: produtores estão a recuperar práticas antigas

    Mais de 250 agentes mobilizados para conter foco de peste suína na Catalunha

    Alqueva

    Governo vai fazer “avaliação exaustiva” das condições de segurança das barragens

    Moçambique/Ataques: PNUD disponibiliza 268 mil euros para agricultores deslocados

    dinheiro 100 euros

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    Afinal, quanto é investido em espécies autóctones em Portugal? Organizações não têm resposta

    Europa enfrenta seca histórica nas reservas de água devido às alterações climáticas

    ATEVA e APROVESA saúdam aprovação do novo Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo e lamenta ausência de compromisso da ACIBEV

  • Opinião
    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Vacuno: precios al alza por el aumento de la demanda

    01/12/2025

    Corderos: El aumento de la demanda marca la tendencia en el mercado

    01/12/2025

    Los precios en el porcino de capa blanca en su nivel más bajo del año

    30/11/2025

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    29/11/2025

    Las subidas en los precios de la almendra siguen beneficiando a la Ecológica

    29/11/2025

    Aceite de oliva: predominio de las subidas en los precios en origen

    29/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Barragens no Algarve com água para 4 anos, mas aquíferos continuam críticos

    vinho

    Região Vitivinícola do Dão: produtores estão a recuperar práticas antigas

    Mais de 250 agentes mobilizados para conter foco de peste suína na Catalunha

    Alqueva

    Governo vai fazer “avaliação exaustiva” das condições de segurança das barragens

    Moçambique/Ataques: PNUD disponibiliza 268 mil euros para agricultores deslocados

    dinheiro 100 euros

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    Afinal, quanto é investido em espécies autóctones em Portugal? Organizações não têm resposta

    Europa enfrenta seca histórica nas reservas de água devido às alterações climáticas

    ATEVA e APROVESA saúdam aprovação do novo Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo e lamenta ausência de compromisso da ACIBEV

  • Opinião
    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Vacuno: precios al alza por el aumento de la demanda

    01/12/2025

    Corderos: El aumento de la demanda marca la tendencia en el mercado

    01/12/2025

    Los precios en el porcino de capa blanca en su nivel más bajo del año

    30/11/2025

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    29/11/2025

    Las subidas en los precios de la almendra siguen beneficiando a la Ecológica

    29/11/2025

    Aceite de oliva: predominio de las subidas en los precios en origen

    29/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Humberto Rocha

Carne de Bovino Fresca, o Valor de uma Marca – Humberto Rocha

por Humberto Rocha
05-01-2020 | 07:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

O mercado da carne de bovino fresca, na atual não cresce e não é expectável que cresça, uma vez que não se esperam alterações demográficas significativas.

Trata-se de um mercado com hipersensibilidade ao preço, com margens muito reduzidas e em que na realidade escoamos o produto, mas não temos a certeza daquilo que o consumidor procura.  Sabemos, contudo, que entregamos valor ao consumidor.

Assim, mais do que fazer a venda sem medir as consequências, o que importa é surpreender, estar e tentar perceber os critérios de escolha do consumidor.  O que o consumidor procura são novas experiências e essas têm que ser as melhores.

Na comunicação de uma Marca de carne de bovino fresca, assume particular importância as ações de merchandising no ponto de venda, com degustação do produto, presença em eventos de massas e roteiros gastronómicos.  Consumidores individualmente, associações de consumidores, retalhistas, Chefs de Cozinha, Opinion Makers, Nutricionistas, etc., cada vez mais pretendem visitar as unidades de produção de bovinos de carne. Isto porque o consumidor não quer comprar simplesmente um produto, quer provar, quer comprar experiências e viver os produtos.

A Marca tem que ter uma história para contar e uma experiência para oferecer. O consumidor tem que ser transportado para o imaginário real da origem/produção e sentir-se especial no contacto com o produto. No pós-experiência ou no pós-compra a Marca tem que continuar presente, transmitindo ao consumidor que este importa. Acima de tudo, o ato de consumir tem que relacionar a Marca com o seu ideal de estar bem e parecer bem, enquadrada na sua vida ativa, saudável e a transpirar saúde.

A compra de carne é cada vez mais uma escolha consciente. A carne é selecionada pelo consumidor, pela sua disponibilidade económica, pelas suas características intrínsecas, mas também passou a considerar outros aspetos, vistos por um prisma mais holístico. O consumidor quer saber, por exemplo, se a carne que compra é proveniente de animais cujo bem-estar animal foi respeitado durante o seu ciclo produtivo, que tipo de fontes alimentares foram utilizadas na alimentação do animal, como foi globalmente mitigada a pegada de carbono. Esta abordagem engloba também a necessidade de o produto, ao ser consumido, se enquadrar no espírito de vida saudável e de bem-estar. O consumidor vai mais longe e estende a sua escolha consciente de carne de bovino a questões de natureza social que envolvem toda a fileira de produção. A economia circular tomou um posicionamento central nas análises sobre a sustentabilidade do planeta. A carne de bovino tem que ser proveniente de animais produzidos em modos de produção sustentáveis; logo, a carne de bovino tem que ser, e é, um alimento amigo do ambiente. A sustentabilidade tem que estar presente, desde a produção à embalagem (embalagens recicláveis, embalagens que sirvam de fertilizante, embalagens comestíveis). Igualmente o combate ao desperdício alimentar passou a ser uma doutrina, assumida por todos os intervenientes nas cadeias de produção alimentar. A indústria da produção animal foi das primeiras a implementar a economia circular.

A estratégia de Comunicação de uma Marca de Carne Fresca de Bovino, tem que ser suportada pela verdade e transparência sobre o seu modo de produção. Este tem que ser explicado e compreendido por todos os intervenientes da fileira.

O processo produtivo ao nível das unidades de produção de bovinos de carne tem que estar certificado.  Só assim se poderá garantir e transmitir ao consumidor a rastreabilidade total e a genuinidade do produto carne bovina. Com esta gestão de informação é possível conhecer toda a vida produtiva dos animais, desde a sua ascendência, data e local de nascimento, modo de produção detalhado, abate, desmancha e comercialização. Esta garantia é a segurança do consumidor.

A comunicação relativa à carne fresca de bovino deve ser baseada na Raça e no seu modo de produção, ou em ambas. Esta informação tem que ser transmitida de forma clara e objetiva, primeiro dentro da fileira da carne e, posteriormente, aos consumidores, sublinhando os aspetos positivos da produção de carne de bovino e o seu enquadramento na economia circular. Demonstrar de forma evidente que o processo de produção de uma carne bovina respeita o Animal e o seu Meio é certamente relevante para o Valor de uma Marca de carne de bovino fresca.

Humberto Rocha

Médico-Veterinário, Doutor em Ciências Veterinárias, professor universitário e consultor

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Prevenção e Gestão de áreas de montado com FITÓFTORA

Próxima Publicação

Pedidos de concentração de empresas crescem mais de 20% numa década

Artigos Relacionados

Nacional

Barragens no Algarve com água para 4 anos, mas aquíferos continuam críticos

30/11/2025
vinho
Nacional

Região Vitivinícola do Dão: produtores estão a recuperar práticas antigas

30/11/2025
Nacional

Mais de 250 agentes mobilizados para conter foco de peste suína na Catalunha

30/11/2025
Próxima Publicação

Pedidos de concentração de empresas crescem mais de 20% numa década

Discussão sobre este post

Opinião

Ricardo Dinis
Últimas

Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

por Ricardo Dinis
30/11/2025

Ler mais
Últimas

Quando o preço da carne se torna arma política

por Pedro Santos Vaz
23/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

ATEVA e APROVESA saúdam aprovação do novo Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo e lamenta ausência de compromisso da ACIBEV

29/11/2025
ICNF

8.º Relatório provisório de incêndios florestais: 1 janeiro a 15 de outubro

28/11/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Dezembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31     
« Nov   Jan »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.