Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    José Fernandes Cedida

    Tarifas: UE deve ser paciente a negociar mas ripostar se necessário – ministro da Agricultura

    José Fernandes Cedida

    “Firmeza tranquila”. A receita de José Manuel Fernandes para lidar com Trump

    PAC pode tornar-se “uma sigla vazia”

    Nascimento Cabral defende agricultores e reforço da PAC

    Jose Fernandes

    Ministro da Agricultura pede apoio da Comissão Europeia ao plano para o Douro

    Floresta em Portugal pode transformar-se com estas cinco novas ideias

    José Fernandes Cedida

    “A UE nunca deve desistir do mercado dos EUA e Portugal muito menos”, defende ministro da Agricultura

    Península Ibérica: investimento institucional no setor agrícola ultrapassou os 4.100 milhões de euros, nos últimos três anos

    ERA Group destaca três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

  • Opinião

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    José Fernandes Cedida

    Tarifas: UE deve ser paciente a negociar mas ripostar se necessário – ministro da Agricultura

    14/07/2025
    José Fernandes Cedida

    “Firmeza tranquila”. A receita de José Manuel Fernandes para lidar com Trump

    14/07/2025

    PAC pode tornar-se “uma sigla vazia”

    14/07/2025

    Floresta em Portugal pode transformar-se com estas cinco novas ideias

    14/07/2025

    “A UE nunca deve desistir do mercado dos EUA e Portugal muito menos”, defende ministro da Agricultura

    14/07/2025

    Península Ibérica: investimento institucional no setor agrícola ultrapassou os 4.100 milhões de euros, nos últimos três anos

    14/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    José Fernandes Cedida

    Tarifas: UE deve ser paciente a negociar mas ripostar se necessário – ministro da Agricultura

    José Fernandes Cedida

    “Firmeza tranquila”. A receita de José Manuel Fernandes para lidar com Trump

    PAC pode tornar-se “uma sigla vazia”

    Nascimento Cabral defende agricultores e reforço da PAC

    Jose Fernandes

    Ministro da Agricultura pede apoio da Comissão Europeia ao plano para o Douro

    Floresta em Portugal pode transformar-se com estas cinco novas ideias

    José Fernandes Cedida

    “A UE nunca deve desistir do mercado dos EUA e Portugal muito menos”, defende ministro da Agricultura

    Península Ibérica: investimento institucional no setor agrícola ultrapassou os 4.100 milhões de euros, nos últimos três anos

    ERA Group destaca três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

  • Opinião

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    José Fernandes Cedida

    Tarifas: UE deve ser paciente a negociar mas ripostar se necessário – ministro da Agricultura

    14/07/2025
    José Fernandes Cedida

    “Firmeza tranquila”. A receita de José Manuel Fernandes para lidar com Trump

    14/07/2025

    PAC pode tornar-se “uma sigla vazia”

    14/07/2025

    Floresta em Portugal pode transformar-se com estas cinco novas ideias

    14/07/2025

    “A UE nunca deve desistir do mercado dos EUA e Portugal muito menos”, defende ministro da Agricultura

    14/07/2025

    Península Ibérica: investimento institucional no setor agrícola ultrapassou os 4.100 milhões de euros, nos últimos três anos

    14/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Humberto Rocha

Carne de Bovino Fresca, o Valor de uma Marca – Humberto Rocha

por Humberto Rocha
05-01-2020 | 07:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

O mercado da carne de bovino fresca, na atual não cresce e não é expectável que cresça, uma vez que não se esperam alterações demográficas significativas.

Trata-se de um mercado com hipersensibilidade ao preço, com margens muito reduzidas e em que na realidade escoamos o produto, mas não temos a certeza daquilo que o consumidor procura.  Sabemos, contudo, que entregamos valor ao consumidor.

Assim, mais do que fazer a venda sem medir as consequências, o que importa é surpreender, estar e tentar perceber os critérios de escolha do consumidor.  O que o consumidor procura são novas experiências e essas têm que ser as melhores.

Na comunicação de uma Marca de carne de bovino fresca, assume particular importância as ações de merchandising no ponto de venda, com degustação do produto, presença em eventos de massas e roteiros gastronómicos.  Consumidores individualmente, associações de consumidores, retalhistas, Chefs de Cozinha, Opinion Makers, Nutricionistas, etc., cada vez mais pretendem visitar as unidades de produção de bovinos de carne. Isto porque o consumidor não quer comprar simplesmente um produto, quer provar, quer comprar experiências e viver os produtos.

A Marca tem que ter uma história para contar e uma experiência para oferecer. O consumidor tem que ser transportado para o imaginário real da origem/produção e sentir-se especial no contacto com o produto. No pós-experiência ou no pós-compra a Marca tem que continuar presente, transmitindo ao consumidor que este importa. Acima de tudo, o ato de consumir tem que relacionar a Marca com o seu ideal de estar bem e parecer bem, enquadrada na sua vida ativa, saudável e a transpirar saúde.

A compra de carne é cada vez mais uma escolha consciente. A carne é selecionada pelo consumidor, pela sua disponibilidade económica, pelas suas características intrínsecas, mas também passou a considerar outros aspetos, vistos por um prisma mais holístico. O consumidor quer saber, por exemplo, se a carne que compra é proveniente de animais cujo bem-estar animal foi respeitado durante o seu ciclo produtivo, que tipo de fontes alimentares foram utilizadas na alimentação do animal, como foi globalmente mitigada a pegada de carbono. Esta abordagem engloba também a necessidade de o produto, ao ser consumido, se enquadrar no espírito de vida saudável e de bem-estar. O consumidor vai mais longe e estende a sua escolha consciente de carne de bovino a questões de natureza social que envolvem toda a fileira de produção. A economia circular tomou um posicionamento central nas análises sobre a sustentabilidade do planeta. A carne de bovino tem que ser proveniente de animais produzidos em modos de produção sustentáveis; logo, a carne de bovino tem que ser, e é, um alimento amigo do ambiente. A sustentabilidade tem que estar presente, desde a produção à embalagem (embalagens recicláveis, embalagens que sirvam de fertilizante, embalagens comestíveis). Igualmente o combate ao desperdício alimentar passou a ser uma doutrina, assumida por todos os intervenientes nas cadeias de produção alimentar. A indústria da produção animal foi das primeiras a implementar a economia circular.

A estratégia de Comunicação de uma Marca de Carne Fresca de Bovino, tem que ser suportada pela verdade e transparência sobre o seu modo de produção. Este tem que ser explicado e compreendido por todos os intervenientes da fileira.

O processo produtivo ao nível das unidades de produção de bovinos de carne tem que estar certificado.  Só assim se poderá garantir e transmitir ao consumidor a rastreabilidade total e a genuinidade do produto carne bovina. Com esta gestão de informação é possível conhecer toda a vida produtiva dos animais, desde a sua ascendência, data e local de nascimento, modo de produção detalhado, abate, desmancha e comercialização. Esta garantia é a segurança do consumidor.

A comunicação relativa à carne fresca de bovino deve ser baseada na Raça e no seu modo de produção, ou em ambas. Esta informação tem que ser transmitida de forma clara e objetiva, primeiro dentro da fileira da carne e, posteriormente, aos consumidores, sublinhando os aspetos positivos da produção de carne de bovino e o seu enquadramento na economia circular. Demonstrar de forma evidente que o processo de produção de uma carne bovina respeita o Animal e o seu Meio é certamente relevante para o Valor de uma Marca de carne de bovino fresca.

Humberto Rocha

Médico-Veterinário, Doutor em Ciências Veterinárias, professor universitário e consultor

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Prevenção e Gestão de áreas de montado com FITÓFTORA

Próxima Publicação

Pedidos de concentração de empresas crescem mais de 20% numa década

Artigos Relacionados

José Fernandes Cedida
Nacional

Tarifas: UE deve ser paciente a negociar mas ripostar se necessário – ministro da Agricultura

14/07/2025
José Fernandes Cedida
Nacional

“Firmeza tranquila”. A receita de José Manuel Fernandes para lidar com Trump

14/07/2025
Nacional

PAC pode tornar-se “uma sigla vazia”

14/07/2025
Próxima Publicação

Pedidos de concentração de empresas crescem mais de 20% numa década

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

por João Costa
13/07/2025

Ler mais
Últimas

O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

por Vasco Silva
06/07/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Península Ibérica: investimento institucional no setor agrícola ultrapassou os 4.100 milhões de euros, nos últimos três anos

14/07/2025

ERA Group destaca três estratégias para o setor Agroalimentar ganhar músculo e aumentar a competitividade

14/07/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Julho 2025
STQQSSD
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31    
« Jun   Ago »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.