Mercado Europeu
O mercado ibérico está em queda com arnês. O mesmo é dizer que Espanha, não tendo necessidade de baixar o preço dos porcos porque os porcos estão leves e em falta, tem necessidade de tentar manter a indústria viva e competitiva, nomeadamente com a Alemanha.
Os alemães, por seu turno, voltam a estacionar nos dois euros por kg de carcaça, mas poderão voltar a baixar os preços quando o preço espanhol estiver mais próximo. É um jogo do gato e do rato, no qual a indústria aproveita para ganhar algum fôlego, no rescaldo de um longo período de aflição.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência geral:
A queda das importações da China, que tem atualmente um efetivo estável, mas com um nível de consumo baixo e um progressivo aumento das compras à Rússia, está a fazer com que os países exportadores encontrem destinos alternativos, o que aumenta a conconrrência com os países americanos na corrida aos países asiáticos, como Filipinas e Coreia do Sul.
Na Europa, este Outono deverá dar uma imagem real sobre o equilíbrio entre oferta e procura. Há mais porcos do que no ano passado, mas muito menos quando comparamos com os anos anteriores. Do lado dos matadouros, exporta-se menos, mas há a necessidade de manter abates para manter as portas abertas.
Fonte: FPAS
Bolsa do Porco – Semana 32/2024 – 2,572€ (Descida de 0,030€)