Bluegrowth lança negócio de dessalinização e purificação de água para agricultura

Dessalinização e purificação de água para abastecer a população e suprir as necessidades das actividades agrícolas

A Bluegrowth, consultora tecnológica portuguesa especializada na Economia do Mar, lançou uma nova linha de negócio nos domínios da inovação social, em parceria com a empresa italiana OffGridBox, nascida do seio do no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

No centro da acção está um sistema de dessalinização e purificação de água, instalado no interior de um contentor coberto de painéis solares, que garantem uma operação energeticamente sustentável, capaz de abastecer comunidades e actividades agropecuárias com água doce de alta qualidade.

Tecnologia já está no terreno

Esta inovação tecnológica já se encontra em elevado estado de maturidade, dando resposta ao abastecimento de água de variadas comunidades de países em desenvolvimento.

Concebida para combater proliferação de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, febre amarela, diarreia infecciosa e outras, as OffGridBox também estão preparadas para garantir a irrigação dos campos e a hidratação dos animais, utilizando água do mar.

Apoio do Fundo Azul

Com os termos desta parceria, as OffGridBox passam a beneficiar de tecnologia, desenvolvida com o apoio do Fundo Azul, que permitirá a monitorização remota, optimização das operações de manutenção e, sobretudo, garantir uma maior segurança do abastecimento. Adicionalmente, a Bluegrowth assume o compromisso de disseminar a implementação destes sistemas nos PALOP.

A presidente da Bluegrowth, Custódia Rebocho, assinala que “a alimentação da população mundial está dependente de água não poluída. O aumento das catividades antropogénicas e as alterações climáticas têm incrementado as dificuldades no acesso à água doce. Apostar na dessalinização e purificação de água representa um passo determinante na garantia da qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade das actividades agropecuárias”.

Instalação em apenas 3 horas

As OffGrifBox são sistemas projectados para serem instalados em apenas 3 horas, são operadas e monitorizadas remotamente, e podem funcionar ininterruptamente até 10 anos sem necessidade de qualquer substituição de equipamentos.

Os seus painéis solares garantem uma operação neutral em termos de emissões de carbono. Adicionalmente, cada equipamento tem um modelo de negócio responsável, que assume o combate à pobreza e desigualdades de género, uma vez que, oferecem uma fonte de receita comunitária e um posto de trabalho para uma mulher, a quem cabem as responsabilidades de gerir e operar os equipamentos.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Desflorestação e alterações climáticas aumentam riscos de extinção nas zonas tropicais
Próximo Comissário europeu assume que UE falhou na ajuda ao combate aos incêndios em Portugal

Artigos relacionados

Nacional

Linha de crédito de mil milhões de euros para agricultores europeus já comprometida a 95%

No início de Dezembro, já estavam comprometidos 95% dos cerca de mil milhões de euros de uma linha de crédito suportada pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). […]

Dossiers

VITIS 2021/2022 – prorrogação do prazo de análise e comunicação da decisão aos candidatos

Foi publicado no site do IVV uma alteração ao Aviso de Abertura do VITIS 2020/2021, nos seguintes termos: […]

Dossiers

PDR em números – outubro de 2021

O terceiro trimestre do corrente ano no PDR2020, marca a aprovação pela Comissão Europeia da reprogramação do Programa, que visa assegurar, com recursos […]