Projeto vai estar operacional na primavera de 2024 para proteger as vinhas e outras culturas numa área de 15 mil hectares na Região Demarcada do Douro.
Coube à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, soltar o balão que faz parte do Sistema Automático de Luta Antigranizo, que, a partir do próximo ano, vai passar a proteger as vinhas e outras culturas dos concelhos de Alijó e Sabrosa. O projeto-piloto foi apresentado esta sexta-feira, em Alijó, representa um investimento de 1,2 milhões de euros e vai cobrir uma área de 15 mil hectares.
A tecnologia consiste no uso de um radar de grande amplitude e na colocação de 24 estações meteorológicas fixas em locais previamente estudados. O radar tem como função detetar a aproximação da massa de ar e a ameaça que é o granizo, sendo depois emitido um sinal para as estações meteorológicas. Estas disparam para a atmosfera um balão de hélio, que transporta uma carga de sais minerais, que dissolvem o gelo e cai água em vez de granizo.
O presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, diz que “não há sistemas perfeitos”, mas a tecnologia, que já é usada em França e na Alemanha, […]