Autarcas de Portugal e de Espanha preocupados com redução drástica do caudal do Tejo

Autarcas de Portugal e de Espanha preocupados com redução drástica do caudal do Tejo

Em comunicado enviado à agência Lusa, os autarcas de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova (Portugal) e de Cedillo, Carbajo, Herrera de Alcántara e Alcântara (Espanha) condenam a forma como foram geridos os caudais no percurso do Tejo Internacional, que originaram elevados prejuízos ambientais, turísticos e económicos.

“A situação é inédita e inaceitável, demonstrando profunda insensibilidade para com este território, em que os autarcas têm investido no sentido de o Tejo ser um fator de atratividade e de desenvolvimento”, lê-se na nota.

Exigem ainda que a situação que agora ocorreu não volte a verificar-se no futuro e apelam às entidades responsáveis de Portugal e Espanha que estabeleçam um quadro que garanta a boa gestão dos caudais e a melhoria da qualidade da água no rio Tejo.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) esteve representada numa reunião realizada pelos autarcas, onde prestou todos os esclarecimentos relativos a este assunto.

Comunicou ainda que a situação resultou de descargas extraordinárias verificadas da barragem de Cedillo, com o objetivo de Espanha cumprir o regime de caudais estabelecido na Convenção de Albufeira para a bacia hidrográfica do Tejo.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior A Graciosa e o Alho
Próximo Portugal Sou Eu, a plataforma que vai ligar 3.400 empresas para promover o 'networking'

Artigos relacionados

Últimas

PSD defende avaliação dos impactos do acordo com o Mercosul nos Açores

O deputado do PSD à Assembleia da República eleito pelos Açores António Ventura defendeu esta segunda-feira a necessidade de Portugal avaliar os impactos do acordo entre a União Europeia e o Mercosul na agricultura açoriana. […]

Últimas

“Agricultores não gastam água, usam-na e não podem ser prejudicados”

Para o presidente da CAP, a água não pode ser um negócio.

O presidente da CAP repudia a ideia de os agricultores pagarem mais caro pela água.  […]

Nacional

Carro em chamas em incêndio florestal em Samora Correia

Um incêndio florestal deflagrou durante a tarde desta sexta-feira na EN 118, em Samora Correia. 
Na sequência do incêndio um carro, que estaria junto à […]