Os Serviços Veterinários Oficiais (SVO) da Catalunha reportaram a deteção de um novo surto primário de peste suína africana (PSA) num javali. Trata-se de um animal sintomático que foi abatido dentro da área de alto risco delimitada por um raio de 6 quilómetros dos casos iniciais.
A deteção deste surto tornou necessário modificar os municípios incluídos na zona de infecção num raio de 20 km em redor dos surtos, incorporando os municípios de Begues e Gavà, da região de Baix Llobregat, e os municípios de Olesa de Bonesvalls e Subirats, da região de Alt Penedès.
Isto eleva o número total de surtos reportados até à data para dez, sendo três primários e os outros sete secundários, incluindo um total de 27 animais positivos. Além disso, foram analisados outros 201 animais capturados ou encontrados mortos na natureza na zona infectada de 20 km de raio e na sua envolvente, apresentando resultados negativos.
Os esforços intensivos para procurar carcaças de javalis e capturar animais na área infetada continuam, assim como o reforço do isolamento, das vedações e das medidas de controlo nos corredores de javalis. Está a ser avaliada a criação de novas barreiras na zona de alto risco, de forma a tentar minimizar as hipóteses de os javalis se deslocarem para a zona mais externa da área infetada, uma zona de menor risco.
No que diz respeito às ações nas explorações agrícolas e outros estabelecimentos de suínos, o SVO mantém os seus controlos, inspecionando as medidas de biossegurança e realizando as análises estabelecidas pela legislação comunitária nas 57 explorações agrícolas localizadas na Área Infetada, sem ter detetado sintomas ou lesões compatíveis em nenhuma delas.
Mantém-se um elevado nível de alerta, com o reforço da vigilância passiva e da biossegurança nas explorações de suínos e nas populações de javalis, tanto na Catalunha como no resto das Comunidades Autónomas de Espanha.

Fonte: FPAS














































