A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) informa que foi atualizada a lista AMEG (EMA’s Antimicrobial Advice Ad Hoc Expert Group), relativa à categorização das classes de antibióticos para uso veterinário.
Esta atualização teve como objetivo alinhar a lista AMEG com o disposto no Regulamento de Execução (UE) 2022/1255, de 19 de julho de 2022, que designa determinados antimicrobianos ou grupos de antimicrobianos como reservados exclusivamente ao tratamento de infeções humanas. Deste modo, a utilização destes antibióticos em medicina veterinária passou a estar proibida, tendo sido excluídos da Categoria A da lista AMEG.
Adicionalmente, foram também assinalados os antibióticos das Categorias C e D cuja utilização está proibida em animais destinados à produção de alimentos, ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 37/2010.
A DGAV recomenda que médicos veterinários e operadores do setor consultem regularmente a versão atualizada da lista AMEG, de forma a garantir a conformidade dos medicamentos prescritos ou utilizados, especialmente no contexto da produção animal.
Consulte:
Lista AMEG atualizada
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.














































