No próximo dia 5 de setembro, pelas 10h30, a Associação Agrícola de São Miguel (AASM) assinala o seu 50.º aniversário com uma Gala Comemorativa que terá lugar na sede, no parque de exposições de São Miguel. O evento será apresentado e animado pelo reconhecido comunicador Herman José, contando com a presença de associados, representantes de diversas entidades regionais e nacionais, bem como convidados de relevo ligados ao setor agropecuário.
A gala será marcada por momentos de grande simbolismo, destacando-se as seguintes homenagens: Sócios com 50 anos de ligação à Associação, serão reconhecidos os associados que completam meio século de dedicação e contributo para o crescimento da Associação. Mérito Empresarial e Profissional: serão homenageadas personalidades cujo legado e percurso foram determinantes para o desenvolvimento e valorização da agricultura micaelense e açoriana. Haverá também o Prémio Carreira: em reconhecimento por uma vida profissional dedicada à valorização da agricultura, constituindo um exemplo de visão, serviço à comunidade e compromisso com o setor. Será feita também uma homenagem à CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal: Reconhecimento pela cooperação institucional e pelo trabalho conjunto em prol da agricultura portuguesa. Esta homenagem reveste-se de especial significado, dado que o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, desempenha igualmente funções de Vice-Presidente da CAP, reforçando a ligação entre ambas as entidades. Serão reconhecidos também os Antigos Presidentes da Direção da Associação Agrícola de São Miguel: um tributo à liderança e contributo de quem consolidou o prestígio e a relevância desta instituição ao longo de cinco décadas. E por fim, homenagens aos Antigos Presidentes do Governo dos Açores: Reconhecimento pelo apoio e contributo ao desenvolvimento agrícola da Região e da Associação Agrícola de São Miguel e ao Atual Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro: Homenagem pela colaboração estreita com a Associação e pelo empenho na modernização, sustentabilidade e competitividade da agricultura açoriana.
A ocasião será, assim, um marco na história da Associação Agrícola de São Miguel, celebrando meio século de trabalho em prol da agricultura e da valorização do setor e das suas gentes e ao serviço da agricultura.
Segundo o Presidente da Associação, Jorge Rita: “O aniversário decorreu a 12 de março, mas este dia de celebração, será sem dúvida, profundamente marcante para todos nós. Celebramos 50 anos de história, de luta e de conquistas, sempre ao lado dos nossos agricultores. Esta gala é uma justa homenagem a estas pessoas que contribuíram para a afirmação da Associação Agrícola de São Miguel e para a valorização da agricultura açoriana. Com orgulho no passado e confiança no futuro, renovamos o nosso compromisso de continuar a trabalhar por uma agricultura moderna, sustentável e com futuro.”
Fonte: Associação Agrícola de São Miguel