O calor da areia é o segredo para conseguir a boa maturação das uvas nas vinhas com 200 anos da região de Colares, explica o enólogo Hélder Cunha: vão brilhar com Gordon Ramsay no episódio sobre Portugal da nova temporada de “Uncharted”
A imagem, vista de cima, surpreende: sobre a areia desenham-se, como um mapa, manchas de verde. Dois homens olham-nas. Um deles é Gordon Ramsay, o famoso chef britânico que esteve em Portugal a filmar para o canal National Geographic um episódio da terceira temporada do seu programa televisivo Gordon Ramsay: Uncharted – que estreia na televisão portuguesa a 15 de Outubro. O outro homem é o enólogo Hélder Cunha, da Casca Wines, que mostra, orgulhoso, o trabalho que vem desenvolvendo há 13 anos em Colares.
“O programa está à procura de coisas raras”, explica Hélder à Fugas. Foi assim que, através de amigos, chegou à produção do programa de Ramsay a história destas vinhas com perto de 200 anos, que nascem na areia, na região de Colares, próximo do mar. Nas cenas que já foram, divulgadas, o chef não poupa as expressões de admiração e descreve-as como “um dos segredos mais bem guardados de Portugal” e o seu vinho como “um dos mais raros do nosso planeta”.
“Ele é um gentleman e um camarada. Ficou genuinamente surpreendido.”, afirma Hélder. “E note-se que ele sabe o que é o vinho. Quando prova os vinhos velhos de Colares, rapidamente as referências vão para a Borgonha.” Mas não bastava mostrar as videiras sobre