Área ardida nos incêndios de Mação e Vila de Rei equivale a quase duas vezes o concelho do Porto

Área ardida nos incêndios de Mação e Vila de Rei equivale a quase duas vezes o concelho do Porto

[Fonte: Rádio Renascença]

A área ardida em Mação e Vila do Rei é já de 69 quilómetros quadrados, o equivalente a quase duas vezes a área da cidade do Porto, que tem cerca de 41 quilómetros quadrados.

Os dados mais recentes, recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), revelam que o incêndio que que começou nos distritos de Santarém e Castelo Branco no passado sábado já queimou um total de 6.959 hectares.

De acordo com a Proteção Civil, as frentes de Vila de Rei e de Mação estão 90% dominadas. A preocupação está agora no risco de reacendimento, no dia em que as temperaturas podem ultrapassar os 39 graus em ambos os distritos afetados pelas chamas.

O EFFIS, baseado no sistema de satélites europeu Copernicus, é uma das ferramentas que a Comissão Europeia disponibilizou no auxílio ao Estado português no combate ao incêndio que continua a lavrar em Mação e Vila de Rei.

Estes dados são, no entanto, ainda provisórios uma vez que o satélite faz estimativas com base nas diferenças de temperatura registadas no solo de 80% da área total ardida. Os valores avançados pelo mecanismo são, depois, confirmados pelas autoridades nacionais.

Os totais contabilizados tendem, por isso, a ser mais elevados.

Comente este artigo

O artigo Área ardida nos incêndios de Mação e Vila de Rei equivale a quase duas vezes o concelho do Porto foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Área de governação da Agricultura está no terreno a apoiar os agricultores afetados pelos incêndios
Próximo Une éleveuse du Gard: «Nous piochons depuis juin dans les réserves de fourrage»

Artigos relacionados

Nacional

A cultura da alfarrobeira no Alentejo

[Fonte: Voz do Campo]

1 – Introdução

A alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.) é uma árvore rústica capaz de se desenvolver e frutificar em condições de sequeiro. […]

Últimas

Incubadora de Base Rural de Guimarães abre candidaturas a partir de 13 de Dezembro

A Incubadora de Base Rural de Guimarães (IBR Guimarães) abre candidaturas a partir de 13 de dezembro para todos os empreendedores que desejem desenvolver a sua ideia ou plano de negócio de base rural no concelho. […]

Nacional

Índice de preços de produtos agrícolas no produtor sobe 15,8% nos suínos

[Fonte: Agricultura e Mar]
O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em Setembro de 2019, […]