APREN celebra o dia internacional das florestas no ISA – 23 de Abril 2018 – Lisboa

APREN celebra o dia internacional das florestas no ISA – 23 de Abril 2018 – Lisboa

A APREN assinala o Dia Internacional das Florestas com uma mesa redonda dedicada à “Importância da Biomassa no Mix Energético Nacional”. O evento realiza-se a 23 de abril*, pelas 10h:00, no Anfiteatro de Florestal do Instituto Superior de Agronomia, e conta com a participação da The Navigator Company e do CBE – Centro da Biomassa para a Energia.

 Em análise estarão temas como “O setor da eletricidade renovável em Portugal”, “Cepos de eucalipto: uma matéria-prima no contexto de uma biorefinaria”, “Pellets e briquetes – uma alternativa do uso de biomassa para bioenergia” ou “A importância da biomassa na Navigator”.

Para consultar o programa do evento, clique aqui.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição aqui.

*Nota: Apesar de o Dia Internacional das Florestas se celebrar a 21 de março, por incompatibilidade de agendas optou-se por realizar este evento no dia 23 de abril.

A APREN e as Universidades

A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. Pretende-se assim consolidar a relação da associação com as universidades, através de um papel ativo na divulgação de informação sobre as energias renováveis, de uma forma pedagógica e envolvente.

Em 2015, a APREN criou a “marca” APREND, onde agrega todas as iniciativas deste género.

As florestas e a Biomassa

Os subprodutos florestais, quando queimados, são uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade, tendo igualmente um importante papel na produção de calor. Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se a limpeza das florestas for conjugada com o ordenamento florestal.

Comente este artigo
Anterior Organizações sectoriais têm medo da nossa participação no CAR Alqueva
Próximo CNA - A Luta camponesa no brasil- 16 de Abril 2018 - Coimbra

Artigos relacionados

Comunicados

Dar o melhor pela fruta é cuidar do que é nosso. E nosso é o novo Compal Origens Maçã de Alcobaça.

Alcobaça é uma cidade do centro do país conhecida pelos doces conventuais, pelos monumentos da Ordem de Cister e pela fruta como a Maçã de Alcobaça. Num ano em que Compal […]

Últimas

Amanhã arranca a campanha de ervilha – Dardico continua a produzir alimentos para a europa

Apesar de todos os constrangimentos decorrentes do estado de emergência e da pandemia mundial do COVID-19, a DARDICO tem mantido a sua […]

Últimas

Falta de profissionais e custos elevados deixam matas por limpar

Proprietários em incumprimento por falta de limpeza dos terrenos. Vários distritos já ultrapassaram coimas registadas em 2020. […]