APREN celebra o dia internacional das florestas no ISA – 23 de Abril 2018 – Lisboa

APREN celebra o dia internacional das florestas no ISA – 23 de Abril 2018 – Lisboa

A APREN assinala o Dia Internacional das Florestas com uma mesa redonda dedicada à “Importância da Biomassa no Mix Energético Nacional”. O evento realiza-se a 23 de abril*, pelas 10h:00, no Anfiteatro de Florestal do Instituto Superior de Agronomia, e conta com a participação da The Navigator Company e do CBE – Centro da Biomassa para a Energia.

 Em análise estarão temas como “O setor da eletricidade renovável em Portugal”, “Cepos de eucalipto: uma matéria-prima no contexto de uma biorefinaria”, “Pellets e briquetes – uma alternativa do uso de biomassa para bioenergia” ou “A importância da biomassa na Navigator”.

Para consultar o programa do evento, clique aqui.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição aqui.

*Nota: Apesar de o Dia Internacional das Florestas se celebrar a 21 de março, por incompatibilidade de agendas optou-se por realizar este evento no dia 23 de abril.

A APREN e as Universidades

A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. Pretende-se assim consolidar a relação da associação com as universidades, através de um papel ativo na divulgação de informação sobre as energias renováveis, de uma forma pedagógica e envolvente.

Em 2015, a APREN criou a “marca” APREND, onde agrega todas as iniciativas deste género.

As florestas e a Biomassa

Os subprodutos florestais, quando queimados, são uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade, tendo igualmente um importante papel na produção de calor. Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se a limpeza das florestas for conjugada com o ordenamento florestal.

Comente este artigo
Anterior El Colectivo Tierra de Campos compromete el 70% de la medida LEADER con tres proyectos
Próximo La crecida del Ebro ya ha anegado miles de hectáreas pero los diques evitan daños en los pueblos

Artigos relacionados

Comunicados

Grupo RAR – Resultados crescem 23% em 2017

De acordo com o Relatório & Contas da RAR Holding, hoje divulgado, o volume de negócios do Grupo RAR, em 2017, foi de 758 milhões de euros, com o EBITDA a ultrapassar os 60 milhões de euros. Embora com um menor volume de faturação, os resultados líquidos cresceram 23% para os 9 milhões de euros. […]

Comunicados

17•56 Museu & Enoteca: Real Companhia Velha abre novo centro de visitas no Cais de Gaia à beira rio

Está marcada para quinta-feira, dia 30 de Agosto de 2018, a abertura do 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, o novo centro de visitas da mais antiga empresa portuguesa, com actividade ininterrupta há quase 262 anos. Localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia (na Alameda da Rua Serpa Pinto, […]

Comunicados

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. destaca equipas para avaliar no terreno consequências das intempéries

A ocorrência da intempérie de granizo e trovoadas a 28 de maio de 2018, na Região Demarcada do Douro, fez o IVDP, IP deslocar ao local uma equipa de fiscalização para contabilização das perdas na produção e número de viticultores afetados, não havendo, ainda, resultados desta verificação. Foram já contactados vários viticultores que confirmaram danos localizados, registando-se pontualmente elevados prejuízos […]