O projeto AmpliAqua®, promovido pela BGI – Sustainable Ventures, foi distinguido com uma menção honrosa na fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) 2025, na categoria de Apoio à Transição Sustentável. Os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece as melhores práticas no apoio ao empreendedorismo e à inovação. A cerimónia de encerramento da fase nacional coordenada em Portugal pelo IAPMEI, decorreu ontem, na Fundação Oriente, em Lisboa, e reuniu os projetos mais inovadores e impactantes em Portugal.
Como afirma Gonçalo Amorim, CEO da BGI-Sustainable Ventures, “Receber o European Enterprise Promotion Award na categoria Apoio à Transição Sustentável é um reconhecimento ao trabalho pioneiro da AmpliAqua® em ligar ciência, inovação e impacto tangível em matéria de sustentabilidade (económica, social e ambiental). Este prémio valida a nossa visão de que é possível produzir alimentos de forma circular , regenerativa e com recuperação dos recursos, ao mesmo tempo que criamos valor económico e social. É também um incentivo para continuarmos a escalar soluções que demonstram que a transição sustentável não é apenas necessária, é viável e competitiva.”
O AmpliAqua® é uma unidade de I&D, em fase pré-comercial, única na Europa, dedicada a apoiar a transformação sustentável da indústria aquícola, através do desenvolvimento e validação de soluções inovadoras para a valorização de subprodutos, promoção da circularidade, integração com outros sistemas, novas formulações de ração e tecnologias avançadas.
Desde o seu início em junho de 2022, o AmpliAqua® atingiu vários marcos:
• Instalação de uma unidade piloto de I&D pré-comercial no Porto da Nazaré (1.000m²), incluindo estufa de 630m²;
• Operação de 4 sistemas de produção: RAS (12 tanques), bioponia (360 torres para 17.000 plantas), microalgas (2 raceways) e sistema de filtragem e recuperação de nutrientes;
• Formação de 30 pessoas de 8 países em sistemas RAS;
• Criação de 4 postos de trabalho qualificados;
• Apoio direto a mais de 100 empreendedores e PMEs através de programas de ideação, aceleração, incubação e visitas técnicas;
• Desenvolvimento de novos produtos sustentáveis, como vegetais biopónicos sem químicos de síntese e um molho “pesto” sustentável.
O AmpliAqua® representa uma aposta estratégica da BGI na aquacultura sustentável, com impacto ambiental, social e económico e que continuará a ser central na estratégia futura da organização. O projeto visa maximizar a sustentabilidade da aquacultura através da otimização de sistemas recirculatórios (RAS), da valorização de subprodutos e da redução do consumo de recursos (água, energia, alimentação animal). Inclui ainda programas de formação e reconversão profissional em setores emergentes da Economia Azul, bem como ações de sensibilização da comunidade para a importância da circularidade e sustentabilidade das cadeias alimentares.
Fonte: BGI – Sustainable Ventures