O Governo da Alemanha vai financiar com 45,5 milhões de euros micro, pequenas e médias empresas (MPME) do setor agrícola em Moçambique, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Embaixada da Alemanha em Maputo refere tratar-se de um apoio da Cooperação Alemã, através do banco de desenvolvimento KfW, prevendo o lançamento “em breve” do programa de financiamento, designado FINOVA.
O crédito visa impulsionar a agricultura no país, através de um crédito subsidiado para capital de giro e investimentos, com taxas de juro até 10% ao ano, refere-se.
O documento avança que o programa inclui também seguro climático e consultoria especializada, “para aumentar a resiliência dos produtores”.
“O FINOVA é uma oportunidade única para financiar o futuro da agricultura moçambicana de forma inclusiva e sustentável”, conclui.
Em 2024, o Governo da Alemanha comprometeu-se com o financiamento de 90 milhões de euros para novos projetos de desenvolvimento em Moçambique, dos quais 10 milhões de euros serão canalizados para a parceria sobre o clima.
“Após as negociações intergovernamentais germano-moçambicanas em Berlim, nos dias 19 e 20 de junho de 2024, foi acordada a continuidade e aprofundamento da cooperação bem-sucedida”, avançou na altura a Embaixada da Alemanha em Maputo.
Como resultado, o Governo alemão prometeu um total de 90 milhões de euros para novos projetos de desenvolvimento, dos quais 10 milhões de euros canalizados no quadro da parceria para o clima e desenvolvimento.