A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal lançou o Rural Innovation Challenges, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Caja Rural del Sur (CRSUR) e a Agrimútuo – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, que visa promover o potencial dos territórios rurais e lançar desafios a jovens rurais e urbanos através de sessões anuais realizadas no primeiro semestre.
A novidade foi apresentada na passada quarta-feira, dia 5 de novembro, durante a I Gala AJAP – Portugal Winners, que teve lugar no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, e que teve como mote projetar o futuro, valorizar os territórios rurais e premiar jovens, personalidades, instituições e empresas.
De acordo com o comunicado de imprensa, o Rural Innovation Challenges integra quatro categorias: Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento AgroRural e Academia Rural.
A iniciativa irá percorrer escolas, universidades e municípios de todo o país, de norte a sul, contando distinguir 12 jovens, três por categoria, que se destaquem pela valorização e dinamização dos territórios rurais.
Foi Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, quem durante o evento enalteceu a importância do Rural Innovation Challenges, nomeadamente no impulso que traz aos territórios rurais, no combate ao despovoamento e no ímpeto ao rejuvenescimento.
“Este desafio surge porque queremos ir mais além, não podemos falar apenas para dentro, temos mais jovens no país, que ainda desconhecem o potencial dos territórios rurais, bem como os apoios que existem e que eles podem aproveitar. É preciso fazer chegar esta mensagem aos estudantes, não só das escolas profissionais, como do Ensino Superior e Universidades, e de outras áreas”, referiu o Diretor-Geral da AJAP.
De destacar a intervenção do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, na sessão de abertura da gala, que destacou a “importância dos jovens agricultores” no desenvolvimento económico do país e salientou que “temos uma agricultura cada vez mais moderna”, lembrando o papel das escolas profissionais e de agricultura neste caminho.
“A renovação geracional é muito importante”, frisou o responsável pela pasta da agricultura, lembrando que a média de idade dos agricultores em Portugal é de 64 anos, quando a média da União Europeia é de 58 e que “temos no PEPAC uma dotação de 253 milhões de euros para esta renovação geracional”, realçou.
Já para Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP, “a Gala nasceu com uma missão clara: mobilizar os jovens, inspirar os territórios rurais, divulgar boas práticas e mostrar que a inovação pode nascer em qualquer lugar, desde a aldeia mais pequena até à cidade mais cosmopolita”.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.









































